quarta-feira, maio 23

34 Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi



Olá pessoas!

A resenha do hoje é de livro Estilhaça-me, cedido pela parceira Editora Novo Conceito! Leiam a resenha e saibam o que eu achei do primeiro  livro da trilogia lançado aqui no Brasil!



                                                                                                                Estilhaça-me

Tahereh Mafi

Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
ISBN: 9788563219909
Publicação: 2012
Avaliação: 4/5

Sinopse

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


Minha opinião

Uma cela de 1,48 m² e 264 dias de isolamento total. Esta é a realidade de Juliette a qual somos apresentados nas primeiras linhas de Estilhaça-me! Trancada nesse local pelo Restabelecimento, o novo "governo" local, Juliette se esforça na intenção de não se deixar enlouquecer de vez! Mas ela sabe que seu toque pode ser mortal!

O mundo fora da cela é um completo caos, doenças dizimam a população, as plantas crescem envenenadas, os pássaros que Juliette deseja tanto ver através da sua minúscula janela já não voam mais, porém a situação dentro do seu cubículo não é muito diferente. As lembranças da infância de exclusão e opressão, da falta de carinho até mesmo por parte da mãe, a atual falta de ar puro e a ausência de contato com outras pessoas fazem de Juliette uma alvo fácil para a loucura!

Seu caderno é seu único companheiro no qual registra tudo o que pensa, suas angústias e suas divagações sobre o passado e sobre o isolamento atual e a completa afirmação de que ela não é louca!

" Meus pais param de tocar em mim quando passei a engatinhar. Fiz meus colegas de classe chorar só por lhes segurar as mãos. Os professores me faziam trabalhar sozinha para que eu não machucasse as outras crianças. Nunca tive um amigo. Nunca conheci o aconchego do abraço de uma mãe. Nunca senti a ternura do beijo de um pai. Eu não sou louca." (pag. 23)

Depois de tanto tempo isolada ela  recebe um companheiro , naturalmente se assusta com a possibilidade de ver alguém depois de tanto tempo! Adam, e reconhecido por Juliette como sendo um colega seu de escola, um dos poucos que não tinham medo dela, porém, para a tristeza dela, ele não a reconhece! Mas tudo toma um novo rumo a partir daí!

Por que ele está ali? Por que ele não está em uma cela sozinho, por que está junto com Juliette que não pode tocar ninguém? O que o Restabelecimento espera que aconteça? tudo muda  a partir daí!

Não há como falar mais de Estilhaça-me sem encher vocês de espoiler por que são novidades em cima de novidades! O livro é narrado em primeira pessoa, e de uma forma muito interessante. Quando comecei a ler percebi que a narrativa é toda feita para que o leitor se sinta como a personagem, a forma como ela descreve as cenas, como ela narra os fatos, é como se vocês estive realmente vendo tudo de dentro da personagem! 

- Sim Renata, mas toda narrativa em primeira pessoa tem a intenção de fazer você ver a perspectiva do personagem! Qual a novidade?

A novidade é que esta personagem em particular organiza o seu pensamento de uma forma completamente diferente, é surpreendente, é real, é explicito, não é um pensamento organizado antes de ser dito, é o que vem naturalmente!

A Juliette tem uma forma toda especial de descrever os fatos e os seus sentimentos, eu achei isso muito interessante a algumas vezes até engraçado!

" Há 400 bolas de algodão presas na minha traqueia. Olho para Adam porque não sei mais o que fazer." (pag. 205)

A forma com que a Tahereh Mafi narra os fatos chega a ser poética, e é quase há quase paradoxo em relação aos acontecimentos! Os personagens são muito bem construídos e a trama é muito boa. Senti falta de saber um pouco mais sobre o aconteceu até chegar no momento em que o livro narra, mas isso não prejudica a história que tem o foco nos fatos atuais narrados no livro!

A diagramação é um espetáculo da Novo Conceito que caprichou bastante, deixando o livro muito mais interessante! A capa é linda , me ganhou de primeira! As folhas são amarelas e as letras são grandes com um espaçamento muito bom,  a leitura flui sem muita dificuldade também por que a narrativa da autora nos proporciona isso!

Para quem não sabe Estilhaça-me é o primeiro romance da autora e acho que ela já se saiu muito bem mesmo!!

" Seu olhar está fixo em mim: calmo, imperturbável; dois baldes de água de rio à meia-noite. Gostaria de chorar em seus olhos." (pag. 104)

Não é lindo?

"Meu rosto está em suas mãos e meus lábios estão em seus lábios e ele está me beijando e eu sou o oxigênio e ele está morrendo para respirar." (pag 199)

Ai, ai! ♥♥

Então minha gente, leiam Estilhaça-me e assim como eu fiquem um pouco estilhaçados (risos)

Espero que tenham gostado e comentem pois o sorteio do kit só vai sair quando a resenha alcançar pelo menos 10 comentários ok?

Beijos♥♥♥








34 comentários:

  1. OMG, eu preciso desse livro. Parabéns pela resenha :]

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Bem eu ainda não li esse livro, mais o enredo faz me lembrar os Xmen, mais precisamente a vampira; Gostei do enredo , ele me parece ser muito interessante, fiquei curiosa pra saber, como a autora retrata a impossibilidade de Juliette ser tocada.
    Ótima resenha, fiquei com muita vontade de ler Estilhaça-me.
    *bye*

    Marla:Louca por Romances

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro. Já li várias resenhas dele e muitas pessoas estão falando super bem dele. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Li o livro e gostei muito, com exceção das partes em que a Juliette repetia muuuuuiiitooo a mesma palavra/frase... isso me deixava louca! rsrsrs
    Até agora suspeito que tenha sido erro de revisão ou não?! rs
    Mas, a leitura vale a pena e o Adam é muiito fofis! **

    ResponderExcluir
  5. tambem estou louco por esse livro e foi muito boa sua resenha,
    todos os livros da editora são bons

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse será o segundo próximo a ser lido, pois o próximo "próximo mesmo" é o da Gabrielle Ruas, Angelore, que já está chegando! uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, cada resenha tem sua particularidade e to mega curiosa!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, adorei a resenha e já li umas 20 resenhas dele de tão curiosa que estou rs A capa é maravilhosa e gosto de histórias com temas fantásticos, estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha :)
    Estou louca pra ler esse livro, cada resenha que leio me dá mais curiosidade *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. A resenha ficou otiima mesmo!
    Tô muito curiosa para lê-lo! Já pedi só estou esperando chegar ^^

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! :)
    Tem muito tempo que estou doida por esse livro. A divulgação em cima dele está muito boa e só faz eu querer mais.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro.
    Espero poder lê-lo em breve. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Renata!
    Já li algumas resenhas de Estilhaça-Me e gostei muito do que os blogueiros falam. O único defeito que quase todos botam são as letras riscadas, que atrapalham um pouco a leitura, mas se o livro for realmente bom, não acho que isso tire o prazer de lê-lo.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. AAAA eu quero muitooooooooo esse livro, Parabéns pelo blog e pela resenha :DD

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaa eu quero muito esse livro. Parabens pelo blog :]

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante, fiquei muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  18. Estou LOUCA pra ler Estilhaça-me há tempos!!
    Acho que a autora deve ser boa mesmo, pois até agora não li nenhuma resenha que diga o contrário.
    Sinceramente, não li muitos livros com este tema.. mas talvez o que mais importe seja a forma como a história é narrada, a construção dos personagens (e você já disse que são bons!) e o envolvimento que gera no leitor.
    Então, Estilhaça-me tem tudo para me agradar!!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito boa sua resenha. Por se tratar de uma trilogia vou demorar muito para ler o primeiro livro, gosto de esperar que toda a série esteja em minhas mãos porque sou muuuuito ansiosa. A capa do livro é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  20. Pelo oq vc escreveu sobre o livro, parece bem interessante e empolgante. Estou super curiosa para ler Estilhaça-me!

    ResponderExcluir
  21. Pelo oq vc escreveu sobre o livro, parece bem interessante e empolgante. Estou super curiosa para ler Estilhaça-me!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que esse livro vai me deixar agoniada, mas ainda assim estou louca pra ler hahaha Adorei as citações que colocou na resenha!

    ResponderExcluir
  23. Aaaah!!! Quero muito esse livro, adorei a sua resenha, só me deixou mais curiosa pra ler logo. =)

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei muito da sua resenha, mas só vou ler esse livro depois que a série estiver completa, eu não gosto de começar a ler uma história e não poder chegar ao fim logo, então eu só leio trilogias quando elas já estão completas.

    ResponderExcluir
  25. Mal posso esperar para ler esse livro, que me conquistou desde a capa!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha sobre o livro, deu pra notar que e um livro que te prende do começo ao fim sem vc perceber, adorei :)

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha! Mal posso esperar pra ler esse livro, parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha!
    Desde o lançamento estou louca pra ler esse livro, parece ser maravilhoso.
    Adorei os quotes ;D

    ResponderExcluir
  29. Adorei sua resenha!
    Desde o lançamento estou louca pra ler esse livro, parece ser maravilhoso.
    Adorei os quotes ;D

    ResponderExcluir
  30. Quero muito esse lindo. Adorei sua resenha.
    Beijos.
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Quero muito esse livro. Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Esse livro parece ser perfeito!!! Quero muito *_*

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha. Estou super ansiosa para ler esse livro. Adorei a proposta dele e achei a diagramação super interessante, a capa também é extremamente linda. Gostei do fato do livro ter essa pegada meio X-Men, super legal. Como estou na onda de distopias, quero muito ler esse livro o mais breve possível, não consigo aguentar de tanta curiosidade. Espero realmente que eu não me decepcione com esse livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger