sexta-feira, junho 1

1 A Vida em Tons de Cinza - Ruta Sepetys

Olá queridos leitores!


A resenha de hoje é sobre um livro que já estava na minha lista faz um bom tempo e que finalmente pude saciar a minha fome por ele! A Vida em Tons de Cinza foi cedido pela Editora Arqueiro e só posso dizer que... acompanhem na resenha!



A Vida em Tons de Cinza

 Ruta Sepetys

Título Original: Between Shades of Gray
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
ISBN: 9788580410167
Publicação: 2011
Avaliação: 5/5

Sinopse

1941. A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias. 



Minha Opinião

"Uma História de guerra quase nunca contada, mas, acima de tudo, uma lição de esperança." (Capa)

Estava agora mesmo pesquisando um pouco mais para enriquecer a minha resenha sobre A Vida em Tons de Cinza e me sinto na obrigação de não só contar o que achei do livro, mas também de mostrar a vocês um pouco do que encontrei na internet. Sei que não é nada além do que qualquer um de vocês encontraria pesquisando na grande rede, porém, nada do que eu disser vai chegar próximo de traduzir a beleza das palavras e do sofrimento contidos nesse livro. Eu precisava ilustrar para que vocês possam sentir o que eu senti ao ler o livro e ao ver essas imagens!


Todo enredo da história está muito bem relatado na sinopse do livro, então vou me ater aqui apenas às minhas considerações e alguns trechos do livro!

Logo no início do livro e Lina e toda a sua família é levada de forma brutal para o gulag:
Administração Geral dos Campos de Trabalho Correcional e Colônias era um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos,presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime da União Soviética. (Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Gulag)

Só para vocês terem uma noção do que acontecia lá, segue mais uma descrição: 

Embora muitas vezes comparado aos campos de concentração nazistas, os motivos que presidiram à construção de ambos são bastante diferentes: para os gulags, as motivações eram tanto a punição por crimes comuns e não de guerra, como ideologias contrárias ao comunismo, rouboestupro,imoralidadevadiagemdelitos de opinião, etc., como também aos adversários políticos do comunismo, enquanto para os campos de concentração a motivação era predominantemente racial (bastante controvertido entre os historiadores, pois o "racial" tinha conotação de ideologia, também entre os nazistas), o regime exterminava pelo frio da Sibéria e maus tratos.(Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Gulag)

Então as pessoas era punidas e mortas só por que tinham pensamentos diferenciados do Stalin.

Lina é uma menina sonhadora e durante todo o trajeto que fizeram até chegar à Sibéria, ele teve a esperança de reencontrar o pai que havia desparecido no mesmo dia em que eles foram tirados de casa! Então ela faz desenhos em um caderno que leva escondido dentro de sua mala todos os lugares por onde passaram e onde estão!


"Plantei uma semente de ódio em meu coração. Jurei que quando a semente crescesse se transformaria numa imensa árvore cujas raízes iriam estrangular toda aquela gente." (pág. 46)


Imagem retirada da internet

Os relatos descritos na história são de trucidar o coração ainda mais sendo contada por uma adolescente! As descrições dos lugares , dos trabalhos a que era sujeitados, a forma se "acomodavam", se é que se pode dizer isso, tudo é contado de uma forma que, apesar de ser dura, não te deixar perder a esperança!

A Senhor Elena Vilkas, mãe de Lina, jonas o seu irmã mais novo e Andrius, são o ponto de apoio de Lina e uns dos outros. Elena, apesar de estar longe do marido de tanto sofrimento, nunca perde as esperanças e nem deixa que ela morra em seus filhos!.

Durante todo o Livro lina intercala o momento presente com lembranças de sua vida, coisas do cotidiano de sua família que a marcaram de alguma forma ou até mesmo coisas sem tanta importância, mas que vinham à tona diante da situação que ela estava vivendo! E tudo isso tem um motivo que só é descoberto quase no final do livro!


" Saímos correndo feito galinhas num quintal, esticando o pescoço para examinar tudo o que era jogado no chão. Levantei a mão para limpar dos olhos aquela massa fedorenta. Eram cascas de batatas podres. Abaixei a cabeça e comi. " (pág. 155)



Imagem retirada da internet.


Quem for ler A Vida em Tons de Cinza deve estar preparado para um combo de muita injustiça, sofrimento, amor e esperança! As últimas 50 páginas do livro são capazes de levar qualquer leitor ás lágrimas! El foi baseado em fator reais e inclusive um de seus personagem realmente existiu, a autora fez um ótimo trabalho de pesquisa para contar essa história vivenciada por milhares lituanos!

"Nós estávamos no fundo do oceano, mas inda assim tentávamos alcançar o céu. Percebi que, se erguêssemos uns aos outros, talvez conseguíssemos chegar um pouco mais perto." (pág. 216)

Recomendo a todos a leitura de A Vida em Tons de Cinza, não é um leitura fácil, no sentido de ser doloroso mesmo tomar conhecimento de tanto sofrimento, mas pode ter certeza que, quando você terminar de ler a última página, você estará cheio de humanidade!

Beijos♥♥♥












1 comentários:

  1. Adorei a resenha, esse é um livro que quero muito ler, parece ser um livro forte.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger