quarta-feira, agosto 22

7 | Resenha | Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler

Bom dia caríssimos leitores e leitoras!!



A resenha de hoje é do livro Por Isso a Gente Acabou do autor Daniel Handler que é o mesmo autor das Desventuras em Série, só que sob um pseudônimo! Esse livro foi publicado pela Companhia das Letras e foi resenhado por, originalmente no blog Entrando Numa Fria!


Por Isso a Gente Acabou 
Daniel Handler


Nome Original: Why we broke up
Autor(a)Daniel Handler
Ilustração: Maira Kalman
Editora: Cia. das Letras
ISBN:9788535920239
Páginas:  362
Avaliação: 5/5 

Sinopse

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Minha Opinião

Um namoro rápido porém intenso, uma decepção, um coração partido ou dois e uma caixa cheia de lembranças nos levam a conhecer a adolescente Min Green. Apaixonada por cinema e que sonha em ser diretora um dia, Min teve o seu coração partido pelo garoto que pensava ser o amor de sua vida.


Ed Starterton é um rapaz popular, bonito, estuda na mesma escola que Min, e cocapitão do time de basquete, o desejo de todas a lideres de torcida do colégio, mas quem ele queria era Min. Sempre demonstrou por ela muito carinho, admiração a por algumas vezes até declarou o seu amor eterno, porém nem tudo que Ed dizia sentir foi o suficiente para que ele levasse a sério a sua relação com Mim!

Movida pela decepção e pela vontade de por um ponto final em tudo o que Ed Slaterton havia representado em sua vida Min resolve devolver a ele todas as lembranças que restaram deles dois. Coisas que ela guardava em uma caixa azul, que para muitos e até para o próprio Ed seria lixo, mas que para ela, era o retrato da história deles dois.

” Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio.” (pag. 11)

Acompanhada do seu amigo inseparável Al, Min segue para a casa de Ed, munida da caixa de recordações, papel e caneta. Ela descreve em uma carta, cada objeto daquele e o momento em que ele surgiu na vida dos dois, a importância que ele teve naquele instante, o motivo pelo qual ela o guardou, é uma carta para que Ed saiba e sinta, que cada minuto entre eles foi especial para ela!

Por Isso a Gente Acabou é um livro muito… muito… como posso dizer? … tá, confesso, me lembrou a minha adolescência! Quem nunca guardou uma rosa murcha esmagada dentro de um diário, quem nunca guardou o papel do chocolate que ganhou do namorado? Quem nunca manchou o diário com lágrimas depois de ter brigado ?!Pois é! O livro é um “lugar comum” pra os adolescentes! Quer dizer, os adolescentes ainda fazem isso não é?

Conhecer cada objeto daquele e ao mesmo tempo saber como ele fez parte da história do casal é incrível! O Ed minha gente é um garoto que tinha tudo pra ser o namorado ideal e não me admiro a Min ter se apaixonado por ele. Tudo que a Min vai nos contando me fez pensar: Por que vocês acabaram? Eles é quase perfeito, ele se esforça, ele tenta! Mas o Ed, a o ed, ele me decepcionou quase tanto quanto ele decepcionou a Min! Garrei ódio de ti Ed.

Deixando as minhas divagações de lado, o livro é muito bem escrito, tem o toque de comédia e drama na medida certa para que não seja nenhum dois e os dois ao mesmo tempo, deu pra entender? As ilustrações do livro que ajudam a contar a história do casal são lindas e dão um charme todos especial á diagramação que não teria a menor graça sem elas! 

Uma coisa bem interessante do livro é que pelo fato da Min ser cinéfila, ela cita vários filmes e trechos de filme que só existem na cabecinha iluminada do Daniel Handler! E um ponto que não achei muito legal é a Min divagava muito, ela começava a descrever uma situação e ia longe, em lugar que às vezes eu, como leitora não conseguia alcançar, não ficava claro para a história, entende??

Vale apena lembrar, apesar de eu não ter lido, que o autor de Por Isso a Gente Acabou e o mesmo das Desventuras em Série! É uma literatura infanto juvenil e cumpre bem o seu papel! Os adolescentes vão se sentir em casa, com tantos conflitos e suas resoluções que são meu típicos d sua idade! Mas, os adultos também devem ler Por Isso  a Gente Acabou, tem muita coisa lá pra ser aproveitada!

Resumindo amei o livro e super indico!!!

Beijos! ♥♥♥

7 comentários:

  1. Gostei do seu cantinho e das dicas de leitura.

    Bjos.
    www.doccesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda, que bom que vocês gostou, volte sempre que sentir vontade de conhecer um bom livro!!!

      Excluir
  2. Ownn... quero muito, muito esse livro !!!
    A primeira vez que li a sincope fiquei bastante curiosa pela história .... depois de ler a resenha então, quero saber o que o ed. fez para a min terminar com ele...
    Esse livro está no topo da minha listinha de compras !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito amor, e eu até que gostava do Ed, não entendia muito poque ela tinha terminado com ele, mas quando soube... ahh... que vontade de esganar o Ed!!!

      Excluir
  3. Simplesmente adorei o enredo, me fez lembrar da série Awkward.
    Ótima resenha!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa série, mas esse livro é muito fofinho!!!

      Excluir
  4. Renata você acredita que comecei a ler e deixei de lado. Emprestei de uma amiga e não gostaria de dizer que abandonei...hehe, pois comecei a ler um livro que queria a muito tempo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger