sábado, outubro 6

11 |Resenha| A Idade dos Milagres - Karen Thompson Walker

Boa tarde minha gente!!

A Resenha de hoje é do livro A Idade dos Milagres da autora Karen Thompson Walker e publicado pela editora Paralela que é um selo da editora Companhia das Letras. Essa resenha foi publicada originalmente no blog Entrando Numa Fria, da qual sou colunista e eu não poderia deixar de trazer pra vocês um pouco dessa história incrível e que mexeu tanto comigo!!

A Idade dos Milagres
Karen Thompson Walker

Nome Original: The Age of Miracles 
Autor(a): Karen Thompson Walker
ISBN: 9788565530088
Páginas:208
Editora: Paralela
Ano: 2012

Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso.
Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para sobreviver às mudanças e se adaptar à nova "normalidade", Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. Com uma prosa econômica e prazerosa e a sabedoria emocional de uma contadora de histórias nata, Karen Thompson Walker criou uma narradora singular em Júlia, uma garota forte e perspicaz. Entre as tradições do romance de formação e do filme catástrofe, A Idade dos Milagres é uma obra visionária que discute a capacidade de adaptação do homem, traçando um retrato comovente da vida familiar em um mundo gravemente alterado.

Minha Opinião

Júlia é uma menina de 11 anos que vive na Califórnia. Ela joga futebol na escola e faz aula de piano e presenciou os primeiros tempos da desaceleração da terra! É como foi chamado pelos cientistas o fenômeno da diminuição do movimento de rotação da terra que trouxe como conseqüência o aumento gradativo dos dias e das noites.

 A alteração do centro gravitacional da Terra mudou completamente os acontecimentos dos fenômenos naturais. Em meio a este cenário pré-apocalíptico, Júlia vive a idade dos milagres, onde tudo toma uma proporção imensamente grande, fase na qual ela descobre alguns conceitos como amizade, saudade, perda, religião, mentira, perdão e amor.

 Muitos são os problemas decorrentes da desaceleração, os pássaros se perdem durante as migrações, outros caem mortos sem nenhuma explicação, o governo é forçado a obrigar os cidadãos a viver de acordo com o tempo do relógio, esse mesmo que conhecemos de 24 horas, porém um determinado ponto, os dias têm 35 horas, as pessoas são obrigadas a dormir com o sol a pino. Algumas pessoas se recusam a viver pelo horário do relógio e acabam saindo da cidade para se isolar em acampamentos pelo deserto, como refugiados de uma guerra civil, a desaceleração também influenciou a personalidade, atitudes e decisões das pessoas.

 “Que exóticos passaram a nos parecer os velhos relógios de vinte e quatro horas, com suas duas séries idênticas de doze, elegantes como uma casca de noz. Então perguntávamos: o que nos levou a acreditar e coisas tão simplórias?”(p. 58)
 Os dias muito longos, as noites muito longas, sol demais, sol de menos, as plantações não resistem e logo começa o caos pelos estoques de comida, estufas caseiras, abrigos para se proteger de furacões se tornam cada vez mais constantes. Roubos e saques começam a se tornar constantes e as pessoas cada vez mais se trancam em suas casas.

 O livro de estréia de Karen Thompson mostra através da narrativa de Júlia e de uma forma bem singela todos os traumas pelos quais ela teve que passar, não só pelo que acontecia no planeta, mas pelo que acontecia no seu mundo, na sua família, na sua escola, nas suas relações com seus amigos.

 “Alguns dizem que o amor é o mais doce dos sentimentos, a forma mais pura de alegria, mas não é verdade: esse não é o amor – é o alívio.” (p.190)
 Não entendo até agora como ela conseguir colocar em tão poucas páginas tantos sentimentos, tanta história. A narrativa é comovente e convincente, é tudo muito próximo da nossa realidade, não é uma ficção irreal. Os personagens são humanos, me reconheci em muitos deles, nos seus sentimentos e atitudes.

 A forma como ela abordou o tema da transição da fase da infância pra adolescência e todo o combo de emoções e sentimentos que traz consigo é incrivelmente sensível ainda mais se atrelado ao cenário apocalíptico da desaceleração, faz de A Idade dos Milagres uma história ímpar e imbuída de significados.

 A diagramação do livro é simples, mas a capa minha gente, além de uma textura diferente, ela brilha no escuro, é linda. Eu estou simplesmente apaixonada pelo livro e pela história, e ao ler esta resenha ao final, sei que nada do que eu disser vai externar todo o meu sentimento e todo o carinho que sinto por ele. É um livro realmente devastador!!

 “As vezes as histórias mais tristes são as que exigem menos palavras...” (p.203)


Beijos♥♥♥


11 comentários:

  1. A capa brilha no escuro?! hahahaha Que demaiiiss :)
    Esse livro parece muuito legal, já li outras resenhas, e todas positivas! Já vai pra lista!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito interessada no enredo desse livro, mas gostei da sua resenha.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  3. OH MY GOD OH MY GOD OH MY GOD OH MY GOD OH MY GOD ;O QUE LIVRO

    ResponderExcluir
  4. a capa brilha no escuro? SÉRIO? <3 que amor, já quero

    ResponderExcluir
  5. Amei a sinopse, amei a resenha, amei a Júlia!

    ResponderExcluir
  6. livro de estreia? uau, imagina os próximos D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela gastou toda a imaginação dela nesse, não vai ter mais!

      Excluir
  7. A capa brilha no escuro !! já quero ...
    Gostei da resenha,quero conhecer a história e a julia.. adicionando a minha listinha de compras !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger