quarta-feira, outubro 10

17 |Resenha| Os Mistérios da Coroa - Nancy Bilyeau


Olá pessoas!

Tudo certinho com vocês? A resenha de hoje é do livro publicado pela Editora Arqueiro, Os Mistérios da Coroa é o livro de estreia da autora Nancy Bilyeau (não acerto falar esse nem que a vaca tussa, alguém me ensina?) rsrs.

Os Mistérios da Coroa
Nancy Bilyeau

Título Original:The crown
Tradutor: Fernanda Abreu 
Editora: Arqueiro
Páginas: 383
ISBN: 9788580410822
Publicação: 2012

Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública.Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno.Para sua surpresa, Joanna reencontra o pai, que tinha ido até lá no intuito de ver Margaret. Mas pai e filha são acusados de interferir na justiça do rei e acabam presos e levados à Torre de Londres, local notório por seus episódios sangrentos.Após dois meses sendo interrogada, a noviça recebe a visita do bispo de Winchester, que a chantageia. Para salvar o pai, ela aceita ser sua espiã e procurar no priorado por uma antiga relíquia – a poderosa coroa de um rei saxão.Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida.
Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.


Minha Opinião

Joanna Stafford é uma jovem de família nobre que se tornou uma noviça dominicana que vive em clausura no priorado de Dartford, ao saber da condenação de sua prima Lady Margaret, que foi acusada de alta traição á coroa e de ser uma das líderes das rebeliões contra o rompimento do Rei com a igreja católica, Joanna foge do claustro para poder acompanhar a morte de sua prima que foi condenada à fogueira, rompendo assim o compromisso de se manter reclusa, porém com o intuito de dar um enterro digno ao corpo queimado de sua parenta.

Mas algumas coisas acontecem e no meio da multidão que acompanha a execução de Lady Margaret Joanna encontra o seu pai que tenta aliviar o sofrimento da condenada e é apanhado pelos guardas assim como Joanna que também são levadas para o castelo sob a acusação de interferirem na execução de um traidor! Eles são separados e alguns meses depois Joana é interroga pelo bispo de Winchester o qual lhe oferece a oportunidade de voltar o sei priorado contanto que Joanna aceite espionar as freiras a fim de descobrir onde se encontra um misterioso tesouro que segundo ele pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição!
A noviça retorna então ao sei priorado acompanhado dois freis que são designados pelo Bispo para acompanhá-la. Só que quando Joanna retorna, muita coisa está mudada e outras muito estranhas começam a acontecer!

O livro é divido em quatro partes, e tem uma carga histórica bem interessante. Os primeiros capítulos são um pouco maçantes até porque são apresentados vários personagens, muitos nomes, as coisas acontecem bem lentamente, mas no momento da volta de Joanna para o priorado tudo começa a fluir de uma forma bem interessante e envolvente de forma que prende a nossa atenção!

Existem muitos personagens secundários na história e que tem papéis bem importantes para o desenvolvimento da trama que traz muitas cenas chocantes e detalhes sobre as formas de tortura dos traidores e as execuções! O contexto histórico é um dos pontos fortes do livro gosto muito de livros que tratam de fatos históricos juntamente com a ficção, è o caso de Os Mistérios da Coroa!

A linguagem utilizada pela Nacny no livro é bem atual, nada de rebuscado ou complicado, alguns termos usados eu tive que buscar o significado por que realmente eu não sabia e até procurei algumas imagens para me familiarizar melhor com a história, vão aí dois exemplos:

Catre, a cama do priorado.


Vihuela, instrumento tocado por Irma Joanna em umas das passagens do livro.


O livro é muito bem indicado para quem gosta de fatos históricos com ficção, mistérios, sem muito romance e com uma leve pitada de comédia! O romance até está presente, mas de uma forma bem sutil e por vezes até velada, por se tratarem em sua maioria de freiras e freis, aparece mais nos personagens secundários da história, mas muito superficialmente!

Gostei bastante do livro e por se tratar de um livro de estréia da autora acho que ela se saiu muito bem, foi muito ousada, mas no meu ponto de vista atingiu o objetivo.Uma impressão que tive enquanto lia o livro é que ele seria um ótimo filme! Confesso me surpreendeu o final da história, mas gostei do mesmo jeito!!!

"Tornar-se freira nada tem a ver com medo ou com ódio. é justamente o contrário. Pensei nas famosas palavras de Santa Catarina de Siena:"tudo vem do amor". Amor a Deus, amor ao próximo e devoção aos que nos precederam." (p. 149).

Beijos ♥♥♥








17 comentários:

  1. Desde que você colocou um trecho eu fiquei com vontade de ler esse livro!
    Achei muito legal essa história de conspiração numa época mais antiga! Só não gosto muito de muitos nomes, nunca lembro quem é tal pessoa! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, que sou meio incapaz de lembrar de nomes viu!! BJ

      Excluir
  2. A trama até parece ser boa, mas realmente esse livro não faz o gênero dos livros que costumo de ler.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa, mas realmente não é um tipo de leitura que agrada a muita gente! BJ

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha, bem esclarecedora, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Mas, como já disse, não gosto de livros desse gênero, geralmente acho chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As resenhas no seu blog tbm são uma frase por post? :)

      Excluir
    2. Realmente é um gênero menos popular eu acho! Bj

      Excluir
    3. Oi Lyn! Quer saber como são minhas resenhas?

      http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com/2012/07/pensando-em-facilitar-vida-de-todos-os.html

      Confere aí :] Bom saber que você ficou interessada :]

      Excluir
  5. É legal né? quando o livro de estreia é bem sucedido, gera expectativa pelos próximos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa mais .. não gosto muito desse tipo de leitura... Acho que não o leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu tenho a impressão, como falei na resenha, que ele daria um ótimo filme! Bj

      Excluir
  7. Nao curto muito livros desse genero tbm..
    Achei a capa estranha, sei la.. nao chamou minha atençao..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger