sábado, novembro 10

10 |Resenha| Milagrário Pessoal - José Eduardo Agualusa

 Olá!!

A resenha de hoje é do livro Milagrário Pessoal que vocês acompanharam no Trecho de Terça #27. Ele é do autor angolano José Eduardo e Agulausa e a minha edição é da Língua Geral! Confiram a resenha!

Milagrário Pessoal
José Eduardo Agualusa

Editora: Língua Geral
ISBN: 9788560160693
Ano de Lançamento: 2010
Páginas: 234

Lara, jovem linguista portuguesa, faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio, e os dois partem em busca de uma colecção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à "língua dos pássaros". Milagrário Pessoal é um romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à actualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando.



Minha opinião

É o primeiro livro do Agualusa que eu leio e confesso que me conquistou desde o princípio! A história contada em Milagrário pessoal é sobre Iara, uma jovem linguista portuguesa que trabalha descobrindo neologismos, e se utiliza de um programa de computador para capturar na internet as palavras ainda não dicionarizadas que estão sendo utilizadas! Um belo dia Iara descobre que de alguma forma e com certa freqüência algumas palavras estão surgindo de forma estranha!

Decidida a descobrir o que está acontecendo Iara procura um professor, senhor de meia idade e que se dá também com as palavras e para as palavras e ele a convida para ir ao Brasil, tentar descobrir de onde e quem está fazendo essa tremenda confusão com a língua portuguesa. Juntos eles vão a Pernambuco,  lá tem início toda a história em busca dos descobridores de neologismos!

“Os milagres acontecem a cada segundo. Os melhores costumam ser discretos. Os grandes são secretos.” (p.18)

Milagrário Pessoal é um caderno que o referido professor de Iara se utiliza para anotar os pequenos milagres do dia-a-dia que segundo Iara, descrente, não existem! Cabe ao professor durante a sua viagem convencê-la de que os milagres acontecem! A história é narrada pelo professor e faz uma viagem pela história e geografia da língua portuguesa, Permeada pela admiração e romance que ele nutre por Iara!

O livro não é traduzido, ele foi escrito em português e a forma como o Agualusa escreve é deliciosa, algumas vezes me peguei lendo com sotaque português, e foi muito divertido! Posso dizer que minha primeira experiência com o autor foi bem positiva! Gostei muito de passear por Angola, Pernambuco,  entre outros tantos lugares pelos quais o autor nos leva enquanto conta sua bela história!

“... ‘Aproveite o sol. Um dia destes volto para buscar você. ’ Ocorreu-me primeiro que fosse a Morte. Depois pensei melhor: tão bonita, tão carioca, deve ser antes a ressurreição.” (p.19)

O livro tem um final surpreendente e me fez rir bastante, nunca poderia imaginar que além de um velho angolano de passado sombrio, o professor de Iara também seria um belo arquiteto de destinos! A revisão e edição do livro são muito boas, achei um ou outro errinho de digitação, mas nada que comprometa a leitura! Super indicado pra quem gosta de se aventurar pela história da língua portuguesa permeada por um leve romance!


Beijos♥♥♥


10 comentários:

  1. Apesar de não ficado interessada em ler a proposta do livro parece interessante.
    *bye*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Marla...

      Mas essa capa ai... sei la, viu...

      Excluir
    2. O livro é muito, uma leitura válida pra quem gosta de diversificar os estilos literários, a capa ela é inteira, a outra parte mostra o restante da moça que é uma sereia!! Vou tirar uma foto dela completa e postar no face!!! BJs

      Excluir
    3. Muito louca essa capa, viu...
      Posta foto sim!!!

      Excluir
    4. Talvez com a sereia ela fique menos criminosa, hein?? rsrs

      Excluir
  2. A sereia tem alguma relação com a história?

    No começo da resenha até me interessei, mas acho que você vai ter que falar um pouco mais ainda, Re!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyn, se eu contar a relação da sereia com a história vai ser um super spoiler apesar de ser um representação muito subjetiva!bj

      Excluir
    2. Lynnn vai ter q lerrrrrrr..rs

      Excluir
    3. É muita curiosidade Re! Mas tem algo de sobrenatural no livro?

      Excluir
  3. Agora sim depois da resenha consegui entender rss,na última postagem me perguntei oque tinha haver agora descobri.Bem legal por onde passa e o rumo da história,ficou muito boa a resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger