sábado, janeiro 5

8 |Resenha| Cuco - Julia Crouch

Boa tarde!

Primeira resenha do ano \o/

Eu preciso confessar a vocês que “nunca na história desse país”, brincadeira, eu nunca tinha me irritado tanto com uma personagem e com uma história quanto me irritei com Rose em Cuco!Eu gostaria de ter feito esta resenha em vídeo, para poder expressar melhor todos os meu sentimentos, mas não deu certo, então leiam e confiram!!


Cuco 
Julia Crouch

Título Original:Cuckoo
ISBN: 9788581630029
Páginas: 461
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Tradução:Tiago Novaes

Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.



Minha Opinião


Rose é casa com Gareth, eles têm duas filhas lindas e estão se estabilizando enquanto família. Compraram a casa dos sonhos em uma área rural da Inglaterra  o que favorece tanto a criação tranquila das meninas, quanto o processo criativo de Gareth que é artista plástico! A família recém formada já segue os padrões para ser o modelo de família perfeita, Rose é dedica ao marido e às filhas, cuidados com a casa, a escola e a saúde de todos enquanto Gareth é o pai provedor e marido dedicado além de um artista sistemático!

Um belo dia ou não, Rose recebe o telefonema de sua melhor amiga, a ex estrela pop Polly, tristemente comunicando o falecimento de seu esposo e também amigo do casal que ocorreu de forma trágica. A família de Christos, não gostava muito de Polly e então a expulsaram da casa e a viúva está sem ter para onde ir com os filhos, Rose gentilmente, e sem consultar o marido, se oferece para que ela venha com os meninos passar uma temporada, até que as coisas se ajeitem!

Eis que Polly prontamente aceita, como se na verdade já esperasse isso da melhor amiga e logo se muda para casa da família com seus filhos! A decadente estrela pop não é a mais legal das pessoas, e vive o luto de uma forma um tanto estranha para quem amava tanto e Rose logo percebe isso! Polly é descuidada com as crianças e Rose então toma o comando da rotina das crianças como se fossem seus próprios filhos, vejam só, as crianças não tinham nem escova de dente! A partir daí, tudo começa a mudar na casa desta família, e tudo culpa da Polly, ou não!

Isso é tudo que posso falar da história e já foi o bastante para que vocês possam se inteirar da ideia central da autora! Como eu disse anteriormente, este livro me despertou muitas emoções que eu nunca tinha sentido ao ler um livro, isso foi muito positivo no sentido de que a autora conseguiu me tirar do meu lugar comum, e foi negativo pelo fato de que a maioria dos sentimentos foram negativos!

Há muitos motivos para amar ou odiar Cuco e vou tentar explicar para vocês os meus! A escrita de Julia é fluente, ela tem uma sequencia narrativa crescente e que te deixa cada vez com mais vontade de saber o que vai acontecer! Os personagens são muito bem construídos, cheios de contradições assim como nós somos e isso, em minha opinião humanizou-os muito, é legal você perceber que ninguém bonzinho sempre e que maldade às vezes e necessária!

Me incomodou a inércia da Rose, ela é uma lenta e isso é cansativo, o livro é narrado em terceira pessoa focando sempre no ponto de vista da Rose e o narrador divaga um pouco demais na minha opinião, isso pra mim tornou a leitura um pouco cansativa! Apesar de a contradição ser um ponto positivo, ela foi também um ponto negativo como, por exemplo, eles trazem resquícios de uma juventude e de costumes que parecem não fazer parte da rotina regrada e quase naturalista do casal. Eles tomam, na maioria dos jantares normais durante a semana, duas garrafas de vinho, e quando estão estressados, fumam maconha! Como assim? A Rose amamenta, então ela bebe e fuma maconha e depois vai dar de mamar à filha dela? Isso realmente me causou muito estranhamento, pode ser normal para a cultura local, mas não entendi a intenção da autora com isso!

Outro fator que é uma faca de dois gumes, são os retornos ao passado das duas amigas, elas escondem um segredo da Rose que o seu marido não sabe e isso faz com ela pondere ao pensar em colocar Polly para fora de sua casa. Estas voltas ao passado são inseridas na narrativa de uma forma meio brusca, durante uma conversa e aí você se pergunta, o que é isso? Sobre o que estão falando agora? Eu realmente demorei a perceber que era rose lembrando do ser passado!

Contudo, acho a leitura válida apesar de não ter me agradado o final, achei que foi viajado mesmo, eu nunca poderia imaginar um final como aquele, porém ainda assim, acho que vale a pena porque a história é muito boa! A cotação do livro no skoob está ótima, isso quer dizer que as pessoas estão gostando bastante!

A diagramação do livro é ótima, não se assuste com as 461, você que conta as páginas antes de ler livro, porque a qualidade das páginas dos livros da Novo Conceito é ótimas, vocês sabem disso, as letras são em um tamanho muito confortável e o espaçamento é excelente!

Leiam Cuco e venham dividir comigo, suas alegrias e tristezas e angústias e vontade de sacudir Rose e dar dois tapas na cara dela pra ver se ela acorda!

Beijos!!

8 comentários:

  1. Cuco é um livro, que o enredo não despertou muito o meu interesse, por isso no momento não tenho vontade de lê-lo.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tinha tudo pra ser 5 estrelas, mas a autora deu uma vacilada boa principalmente com o final! Uma pena! :(

      Excluir
    2. Parece que quem leu CUCO,(no skoob) ficou mais decepcionado com o final, do que com o enredo em si.

      Excluir
    3. É bem isso Marla, o "mote" do livro é muito bom, mas a autora deu uma viajada no final que não me agradou não!!

      Excluir
  2. Credo Re! hahaha Na verdade, eu nunca vi nenhuma resenha de alguém que gostou do livro, mas eu fiquei curiosa pelo segredo que Rose e Polly escondem.. E essa parte de beber duas garrafas de vinho e fumar maconha?! Que droga é essa? hahaha Gente, se ficarem falando muito esse tipo de coisa vai parecer normal, e NÃO É! que horror! Como se amamenta uma filho assim? Será que é tática para manter o bebê calmo?
    Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a autora viajou legal nesse quesito Lyn, mas a história do livro é bem interessante, acho que apesar de tudo vale a leitura!

      Excluir
    2. Eu quero ler por isso mesmo, acho que se dá polêmica vale a pena! rsrs E é um dos poucos daquela leva da NC que eu não tenho tbm...

      Excluir
  3. Cuco está na minha lista a muitooooooooo tempo. Todo mundo fala desse bendito final, não sei o que achar pois ainda não li o livro, mas como você disse, a classificação no skoob só está aumentando, junto com a minha curiosidade!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger