sábado, fevereiro 16

5 |Resenha| O Guia do Mochileiro das Galaxias - Não Entre em Pânico - Douglas Adams

Olá leitores e leitoras!

Seguindo as minhas leituras para o Desafio Literário de 2013, eu li finalmente O Guia do Mochileiro das galáxias - Não Entre em Pânico, Volume 1 da trilogia de cinco do Douglas Adams! É o livro do mês de Fevereiro cujo tema é Livros que nos Façam Rir! Leiam a resenha e confiram o que eu achei!

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Não Entre em Pânico
Douglas Adams


Nome Original:The hitchhiker1s guide to the galaxy.
Tradução:Paulo Fernando Henrique Britto e Carlos Irineu da Costa.
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296943
Ano de Lançamento: 2010
Páginas: 156

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.



Minha Opinião

Eu estava muito empolgada pra começar a ler A Trilogia de Cinco do tio Douglas Adams e esperava muita coisa dele! Antes de ambientar vocês sobre o que trata O Guia dos Mochileiros das Galáxias, se é que alguém não sabe, vamos falar um pouquinho sobre o Douglas Noël Adams! Ele é Britânico, nasceu em Cambridge, em 11 de Março de 1952! Se formou em literatura inglesa, era escritor e comediante, fazia um tipo de comedia nonsense,  e foi em 1977, quando conheceu Simon Brett que teve início, como um programa de rádio humorístico sobre ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias! Ele morreu em 2001 na Califórnia.

No primeiro livro da  série, conhecemos Arthur Dent, que mora numa vila isolada da Inglaterra, trabalha em estações de rádios locais  e é amigo de Ford Percfect, um E.T. que vive na Terra há 15 anos e para manter o seu disfarce e se integrar à sociedade terráquea  fingia ser um ator desempregado! Na realidade, sua missão na terra era justamente colher informações pra acrescentar ao Guia do Mochileiro das Galáxias, e sua profissão era basicamente a de mochileiro!

Tudo estava muito bem até Arthur saber que teria a sua casa demolida e ser avisado por Ford que a Terra também seria destruída! E foi o que aconteceu! Felizmente  com todo o seu vasto conhecimento de viajante do espaço, Perfect conseguiu uma carona, um tanto quanto clandestina, em uma das naves especiais que veio para acompanhar a destruição da Terra, e os dois amigos se salvaram, mas não por muito tempo!

A sequencia dos acontecimentos vocês só saberão lendo o livro, o que posso adiantar é que a história é muito legal! É incontestável a genialidade do Douglas Adams em criar uma história de ficção científica e divertida ao mesmo! O Arthur é o tipo de pessoa insegura, que duvida de tudo e pra falar a verdade, na situação em que ele se encontra, quem não? Já o E.T. lindo e fofo, o Ford, é confiante, seguro e tem sempre um resposta para tudo, sempre amparado pelo seu infalível Guia do Mochileiro das Galáxias, que pela descrição do autor , me pareceu um e-Reader, ficção científica ou premonição nesse caso? 

" ... e um aparelho que parecia uma calculadora eletrônica das grandes(...) possuía cerca de 100 pequenos botões planos e uma tela quadrada de dez centímetros, na qual podia ser exibida instantaneamente qualquer uma dentre um milhão de "páginas"." (p.27)

A história conta com muitos outros personagens que vão aparecendo de acordo com os acontecimentos, alguns só de passagem e outros mais permanentes! Tenho que admitir que me apaixonei pelo Marvin, um robozinho depressivo que busca o sentido da vida! Olha que fofo!Mas a busca pelo sentido da vida não é dilema só de Marvin, o mais fofo dos fofos, o livro traz debates bem relevantes em relação a isso e a outras questões filosóficas, científica, religiosas e matemáticas, tudo fundamentado com muito humor, é claro!

Confesso a vocês que em alguns momentos fiquei um pouco perdida com os termos utilizados pelo autor, tanto ops existentes, quanto os que ele criou! Tem também algumas citações de outras obras ou acontecimentos, e que talvez, por não ter o conhecimento do que se tratava, devo ter perdido alguma coisa, principalmente em relação à comicidade do texto! Não achei ele tão divertido quanto vi pessoas comentando que seria! Mas isso pode ser uma questão pessoal! 

" É - disse Ford -, fica pirando as pessoas. Vai a um lugar bem isolado onde tem pouca gente, aí pousa ao lado de um pobre infeliz em que ninguém jamais vai acreditar e fica andando na frente dele, com umas antenas ridículas na cabeça, fazendo bip-bip e outros ruídos engraçados. realmente, uma tremenda criancice." (p.48)

Durante todo o livro, o autor cita, sem muita pretensão de demonstrar continuidade na história, os livros seguintes, e isso é feita de uma forma bem coerente dentro do texto! Esta edição conta com um prefácio de Bradley Trevo Greive, autor de Um Dia "Daqueles" e eu indico que vocês leiam, é bem interessante e esclarecedora sobre alguns fatos do livro! Eu não gosto da capa, acho que ela infantilizou um livro que não é infantil, e chama pouco a atenção, também gostaria mais se o livro tivesse orelhas!

Indico a leitura se você gosta de ficção cientifica e não se importa em viajar com E.T.s de duas cabeças e três braços, ah , e não se esqueça da toalha, isso é fundamental para um mochileiro!!



5 comentários:

  1. Que legal eu já tinha visto algumas capas dessa série, mas nunca tinha pensado em ler pra ver sobre o que falava e agora que eu li essa resenha gostei muito, o livro parece ser muito divertido e deve valer muito apena ler, além de que acho que rende muitos risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu achei que ia rir mais, rolar de rir, ou coisa do tipo, isso não aconteceu, mas eu ri um pouquinho! rsrsrs

      Excluir
  2. Essa série é mega famosa..
    a submarino sempre fica tentando a gente, pra comprar com varias promos...rs
    mas nao faz muito meu estilo...
    parece ser bom, mas essas suas 3 estrelas me desanimaram... :(
    Quem sabe um dia???

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, até 3 estrelas é porque eu ainda gostei do livro e indico, então leia sim moça! Agora, se eu der 2 estrelas, pense duas vezes, se for uma, nem passe perto! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Esse livro nao faz muito o meu genero mas eu sou bem curiosa pra ler esse livro, acho a capa dele muito legalzinha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger