quinta-feira, março 21

10 Falácias #12 O que você acha do Spoiler?!!

Boa tarde minha gente!


Se tem uma coisa que me incomoda  é spoiler! Mas nem tanto! Antes de começar a falar com vocês o que penso sobre o assunto vamos à definição de spoiler:




Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.
Fonte.

Dito isto, vou contar a vocês algumas das minhas experiências com o Sr. Spoiler! Como a nossa fonte já diz, você pode ler, ver ou ouvir um spoiler em qualquer lugar, seja num vídeo na internet, seja numa página no Facebook e comigo aconteceu das duas formas!

Quem acompanha o blog sabe que recentemente eu li o livro Fahrenheit 451 do Ray Bradbury, só que antes de ler o livro, eu já tinha visto vários vídeos falando sobre eles, e sobre a história e umas das pessoas que falou sobre o livro contou uma coisa, na maior naturalidade do mundo, como se aquilo fosse uma parte do livro que estivesse escrito na sinopse! Fui eu então ler o livro e procurando a tal parte citada pela moça, que a bem da verdade, era o que deixava o livro ainda mais interessante! A tal coisa, só foi acontecer nas páginas finais do livro, era o desfecho da história que a moça contou descaradamente como se nada fosse! Isso não tirou o brilho da história, porém criou em mim uma expectativa que acabou por me frustrar um pouco! E isso não foi legal!

Minha outra experiência recente com spoiler foi em uma fan page no Facebook da trilogia Jogos Vorazes! Eu só li até o segundo livro, estava, assim como Clarisse Lispector narra em seu texto Felicidade Clandestina, guardando para mais à frente, sabe aquela coisa de você saber que tem, olhar e deixar pra ler depois? Pois é! Só que o bendito vai lá e coloca um spoiler monstro do último livro da trilogia, e pra ser bem sincera com vocês, eu até chorei quando li aquilo! Fiquei completamente desmotivada a ler o último livro e sei quando for ler, não vai ser mais a mesma coisa!

Mas, como diz a nossa fonte:  Quando perpetrada intencionalmente, não é incomum que a espoliação além de revelar o enredo seja acompanhada de comentários apreciativos ou depreciativos a respeito da obra.Os espoliadores são mais comumente procurados por fãs de uma obra após a sua apreciação inicial, muitas vezes servindo nessa perspectiva de obra complementar à original, permitindo a estes estender sua experimentação ligada a obra, ou ainda vivenciá-la de uma perspectiva levemente diferente daquela original de sua primeira apreciação.
Eu também já procurei spoiler, e quem nunca? Quando quero muito ler um livro e não sei muito sobre o enredo, ou até mesmo se vou gostar ou não da história, procuro saber mais detalhes sim, confesso não acontece muito pois, gosto de ser surpreendida!

Agora me contem! Qual a experiência de vocês com o Spolier? Vocês buscam ou correm dele?

Beijos♥♥

10 comentários:

  1. Às vezes eu gosto de ler spoilers, não me importo realmente... mas tbm, prefiro ler quando eu quero saber...

    Esses dias fui ler sobre o Robb Stark, do Game of Thrones... teve spoiler de 4 personagens de uma vez só! Eu queria chorar mesmo! rsrs

    Beijos Reeeeee :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma saco saber spoiler sem querer! Mas quando a gente quer, é muito bom mesmo! :)

      Excluir
    2. éeeh...
      eu raramente quero..
      hj eu vi um no face.. de uma série la...
      tive que comentar... "Spoler.. que bacana" ... ¬¬'

      povo sem noçao!!!!

      Excluir
  2. Spoiler é uma coisa complicada, eu sou louca e leio todos das séries que eu gosto mas com certeza muda completamente a apreciação da leitura.

    Abraços
    http://www.codinomeleitora.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc consegue Elis? Eu geralmente leio o spoiler quando não vou ler o livro ou quando não posso comprá-lo logo, fora isso não gosto! :)

      Excluir
  3. Sou do tipo foge do spoiler, mas tem umas vezes que pego uns só porque não aguento mesmo. Mas odeio! É um saco pegar spoiler sem querer :S

    ResponderExcluir
  4. Eu nao gosto d spoler , se me contarem eu quase morro..
    passei por isso quando li "Um dia".. eu li agora em fevereiro, geral ja tinha lido menos eu...
    mas queria suspense, por isso nem o filme eu tinha visto, so q minha mae tinha visto o bendito do filme... conversando com outras pessoas ela me fala : "vc viu o filme um dia?" e outras pessoas falaram :"simm", nisso eu gritei la do outro comodo da casa :"Nao falem nada desse filme, eu vou ler o livro agora, por favor"... nao adiantou, a pessoa q tava conversando com ela disse "aah o final é triste, né... aquela moça............ (nao vou falar, pra nao ter spoler, mas se vc leu, sabe... kkkk) ... CARA, eu quase tive um treco.. e acredito q esse foi um dos motivos d eu nao ter curtido o livro, pois ja sabia o final...
    eu nao gosto d spolers... nao mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata! Geralmente não gosto de saber dos detalhes que podem estragar a leitura do livro, quando é aquele que eu tô mega ansiosa pra ler e tal! E simplesmente odeio quando estou lendo um livro e a pessoa pergunta: "já tá na parte que acontece isso e aquilo outro" e não, ainda não cheguei nessa parte! --' haha
    Maaas, quando é um livro que você não conhece muito e que tem dúvidas em relação a ele (principalmente se for pra comprar), acho que um pouco de spoiler nessas horas ajuda! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Na minha opiniao, quando NÓS procuramos os spoliers nao ha problemas mas o f**** é quando alguem conta quado voce nao quer saber sobre nada porque quer matar aquela curiosidade por si só.

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKK Quando procuramos, ok.
    Mas quando vemos por acaso sem saber? E aquilo é sobre algo inesperado que não queríamos saber? pf né.
    Odeio quando fico sabendo que um personagem morre por outra pessoa.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger