sábado, março 9

12 |Resenha| Contos D'Escárnio / Textos Grotescos - Hilda Hilst

Bom dia gente!

A resenha de hoje é do livro Contos D'Escárnio / Textos Grotescos da poeta, cronista, ficcionista e dramaturga brasileira Hilda Hilst! Tinha esse livro no meu computador e um dia esqueci de trazer o livro que eu estava lendo, então resolvi lê-lo! Eu não poderia ter escolhido leitura melhor! Leia a resenha, prometo que ela não tem spoiler, e saiba o que eu achei!

Contos D'Escárnio / Textos Grotescos
Hilda Hilst
Editora: Globo
ISBN: 9788525052537
Ano de Lançamento: 2002
Páginas: 136


Contos D'Escárnio/ Textos Grotescos é o oitavo livro – o quarto de prosa de ficção – que a Editora Globo põe no mercado para dar continuidade ao projeto de publicação das obras reunidas da escritora Hilda Hilst. Composto em tom de sátira, o livro traz todas as características que marcam a prosa hilstiana: o enredo não guarda qualquer linearidade, às vezes o texto é lírico, outras vezes confirma o grotesco do título, diversos gêneros (desde o teatro até o certame poético) vão se sobrepondo e as personagens alternam momentos de confessionalismo a outros de crítica radical. O alvo de Hilda Hilst é o mercado de livros de pouca qualidade e a celebração do baixo nível que a autora enxerga na cultura brasileira. Ironicamente, afirma que pretende fazer também o seu "lixo". Por esse meio, ainda, a autora identifica que analogamente à festividade em torno do objeto literariamente medíocre está um país envolto em bandalheira e todo tipo de desorganização e permissividade. Crasso, o narrador de nome romano e comportamento chulo, descortina suas lembranças e as envolve em um novelo ao lado de outras micronarrativas. O resultado é uma espécie de pequeno Decamerão em que, no caso, reinam a bandalheira, o mau gosto e o excessivamente medíocre. Com Contos d escárnio/ Textos grotescos, Hilda Hilst surge afiada para criticar, primeiramente, a literatura de baixíssimo nível e, por extensão, a situação de penúria do país que a produz ou comercia vultosamente.


Minha Opinião

Quem nos conta essa história é Crasso tem este nome por que sia mãe gostava muito de história e especialmente da história do romano Marcu Licinius Crasso, que fazia tanta besteira que deu origem à expressão "erro crasso"! E ele, o Crasso de Hilda Hilst começa a contar sua história nos dizendo que teria sido a sua motivação pra isto: " Resolvi escrever este livro porque ao longo da minha vida tenho lido tanto lixo que resolvi escrever o meu." (à 7%)

Enveredado pela crítica à literatura brasileira de mais baixo nível, Crasso nos conta suas histórias de vida, as histórias de seus amigos e também de quem ele não gostava de uma forma mutante! Ora em prosa, ora em verso, por vezes até em forma de peças teatrais! Nada na narrativa de Crasso é linear e ao passo que conta agora um acontecimento do seu passado, já está de volta ao presente sem nenhum aviso prévio!

O texto é muito bem elaborado, inteligente, engraçado mas, por vezes chocantes! Além da crítica à literatura de baixo nível, a autora também promove uma crítica à sociedade de cultua o gênero, considerando tantas vezes o Brasil como terra da bandalheira!

A linguagem utilizada por Crasso é de muito baixo calão, mas nada que a gente nunca tenha ouvido falar, ninguém é tão inocente e puro que nunca falado sequer um palavrão! posso garantir que o livro me rendeu boas risadas durante alguns dias, principalmente quando me lembro do buraco de Josete, essa passagem é muito hilária, eu ri de chorar! Na mesma medida me choquei com outro fato narrado por Crasso, era uma situação de abuso de menores! E como a Hilsa conseguiu mexer comigo em opostos tão extremos! Admirável Hilda Hilst!

Não sei esta é das melhores obras da autora, no skoob está cotada com 4,5, pra mim foi 5  e posso dizer a vocês que eu nunca quis tanto ler a obra completa de um autor como quero ler a obra de Hilda Hilst! Vocês precisam conhecer esta mulher, assim como eu também! Já dei o primeiro passo, dê o seu também (até rimou)!

Beijos♥♥

12 comentários:

  1. Parece ser um livro diferente e bastante interessante....
    Nao é muito meu estilo, mas depois de td q vc falou, senti vontade de conferir esse livro...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, eu acho que nunca ri tanto lendo um livro, é muito divertido!

      Excluir
    2. aaah jura??
      é bom livro assim depois de ler aqueles depressivos, pra dar um up no humor...rs

      Excluir
  2. Não sou muito de ler esse tipo de livro, raramento mesmo....Não sei se leria não. Acho meio..hã...parado pra mim. Sabe, enjoo rápido de alguns e nunca sei se vai valer a pena ou não ler, então evito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ele é bem curtinho e não tem nada de parado, é bem engraçado e vale a pena experimentar, recomendo!

      Excluir
  3. Re, me manda por e-mail o livro, vai?! rs

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, tentei, mas ta no aplicativo do Kindle aqui no meu pc, não sei como faz pra mandar! :(

      Excluir
    2. hauhauahuahaua eu também não! hahaha

      Excluir
  4. Sinceramente esse livro nao faz meu genero, conto e poemas são livros que eu nao leio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Jessica, é um livro muito bom e não tem só contos e poemas não, ele reúne vários outros tipos de textos! bj

      Excluir
  5. Achei interessante a ideia do livro! E por ser curtinho dá pra ler bem rápido, né? Vou ver se algum amigo tem para me emprestar! :P hehe

    ResponderExcluir
  6. Parece diferente e inusitado. Mas não sei se me agradou muito =( Mas como é pequeno... acho que da para arriscar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger