quarta-feira, março 20

5 |Resenha| O Pacifista - John Boyne

Bom dia leitores e leitoras do Meu Cantinho!

A Resenha desta quarta-feira é do livro O Pacifista do John Boyne, foi publicado pela editora Companhia das Letras! Esta resenha foi publicada originalmente no blog Entrando Numa Fria!

O Pacifista
John Boyne

Nome Original: The absolutist
ISBN: 9788535921939
Páginas: 302
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012

Inglaterra, setembro de 1919. Tristan Sadler, vinte e um anos, toma o trem de Londres a Norwich para entregar algumas cartas à irmã mais velha de William Bancroft, soldado com quem combateu na Grande Guerra. Mas as cartas não são o verdadeiro motivo da viagem de Tristan. Ele já não suporta o peso de um segredo que carrega no fundo de sua alma, e está desesperado para se livrar desse fardo, revelando tudo a Marian Bancroft. Resta saber se o antigo combatente terá coragem para tanto. Enquanto reconta os detalhes sombrios de uma guerra que para ele perdeu o sentido, Tristan fala também de sua amizade com Will, desde o campo de treinamento em Aldershot, onde se encontraram pela primeira vez, até o período que passaram juntos nas trincheiras do norte da França. O leitor pode testemunhar o relato de uma relação intensa e complicada, que proporcionou alegrias e descobertas, mas também foi motivo de muita dor e desespero.

Minha Opinião

É com grande pesar que confesso a vocês uma heresia de minha parte, é a primeira vez que leio John Boyne, mas calma, eu já estarei corrigindo isso em poucos meses. Também, não é preciso ter lido mais para reconhecer a genialidade desse Irlandês.
Tristan Sadler é um jovem inglês que combateu na Grande Guerra onde conheceu William Bacroft, lá se tornaram grandes amigos. Willian faleceu em combate e Tristan ficou com todas as cartas que ele recebia de sua irmã Marian Bancroft e decidiu que deveria devolvê-las. Ele vai de Londres onde vive atualmente, até Norwich, onde vive Marian Bancroft, a irmã de William Bacroft a fim de devolver as cartas como forma de homenagear a memória do amigo.
O encontro traz muitas lembranças aos dois, para Tristan de como foram os dias nas trincheiras e a Marian tudo o que a família passou depois da morte de William. A partir daí é que a história toma corpo e tomamos conhecimentos de tudo o que Tristan e William passaram durante a Grande Guerra.
“A verdade, Tristan’, disse o meu pai naquele dia, quando me conduziu cuidadosamente até a rua, seus dedos grossos apertando com força minhas omoplatas, ‘ é que seria melhor para todos nós se os alemães matassem você de cara. ” (p.40)
A narrativa é tocante, tudo o que foi descrito é simples e de uma profundidade gigantesca. A leitura exige atenção aos mínimos detalhes, e tudo o que é dito tem relevância para a história. Já li outros livros sobre a Guerra, que tal como este narram o cenário de destruição e desumanidade, mas nenhum toca nos assuntos que foram tratados nesse livro.
O livro é narrado em primeira pessoa, sempre do ponto de vista de Tristan, porém intercalando os momentos na guerra e o monto atual no qual está com Marian, o que nós sabemos sobre a sua história é o que ele esta contando a ela. O livro não é dividido em capítulos, mas, em partes, intercalando sempre entre 1916 e 1919. Gostei bastante disso, principalmente de ter a perspectiva de Tristan o tempo todo, isso me levou para mais junto dos sentimentos, anseios e desejos do protagonista.
“Digo a mim mesmo que hoje é terça-feira, embora não tenha como sabê-lo. Dar nome ao dia oferece uma pálida ilusão de normalidade.” (p. 159)
O livro não se restringe só ao tema da guerra que na verdade é o plano de fundo para a trama, mas a tudo o que diz respeito à vida desses personagens, os motivos que os levaram a estarem lá, alguns por opção, outros não e alguns até buscando a redenção, as questões familiares que tem grande influência para algumas decisões e sem dúvida, é um lado da guerra sobre o qual eu nunca havia lido.
Drama, romance e história se misturam em O Pacifista e concretizam esta obra brilhante que humaniza um lado tão obscuro da história mundial. A diagramação do listo é perfeita, a capa é linda e pessoalmente ela é prateada e não cinza como parece, as folhas são amareladas e a fonte é ótima, ajuda muito na fluência da leitura.

Beijos ♥♥♥

5 comentários:

  1. Não senti lá muita vontade de ler esse livro no momento, mas quero fazer isso mais pra frente. É uma boa história.

    ResponderExcluir
  2. Nao despertou muito o meu interesse, acho q ja tinha falado isso quando vc postou trecho, ou algo do tipo...
    mas to pensando em dar uma chance... vc falando tao bem e eu gosto d histórias q tenham um pouco d guerra no meio...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler O Pacifista! Parece ser um livro que emociona por ter como tema a guerra. Acabei tirando O menino do pijama listrado da minha lista de leitura por receio de me acabar de chorar! Mas vou criar coragem para ler, pois acredito que o autor deve ser fantástico em sua escrita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oia, esse eu nao conhecia, gostei da capa dele me lembrou do Narcismo, sou fascinada em livros que abordam guerra! Serio preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  5. Como já comentei no trecho. O livro tem uma temática que me agrada e parece ser muito bom mesmo. A capa é linda mesmo. Mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger