quarta-feira, março 6

9 |Resenha| A Revolução dos Bichos - George Orwell

Olá pessoas!

Como estão todos e todas! Esta resenha é para o Desafio Literário 2013 do mês de março, cujo tema é Animais Protagonistas! Leiam e saibam o que achei do livro!

 A Revolução dos Bichos

George Orwell

Nome Original:Animal farm: a fary story
Tradução:Heitor Aquino Ferreira
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535909555
Ano de Lançamento: 2007
Páginas: 147

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. 



Minha Opinião


A revolução dos bichos é a história de uma fazenda que tem um dono beberrão na qual os bichos estão cansados de sofrer e trabalhar a troco de pouca comida e muito sacrifício! Seguindo os preceitos do velho Major, que faleceu logo depois de passar todo o se conhecimento e desejo de liberdade e igualde ao demais animais, e guiados por Bola-de-Neve um porquinho bem legal,os bichos da Granja do Solar se rebelam contra o sr. Jones, tomam posse da fazenda e o expulsam de lá!

Até um certo ponto tudo é perfeito e vai de acordo com os preceitos que pregou o velho Major, porém, nem todo bicho se conforma com a igualdade e alguns decidem que aquilo ali tem que mudar, então Napoleão, um dos porcos da granja, expulsa Bola-de-Neve e se torna agora o novo líder da então Granja dos Bichos!

A revolução dos bichos é uma fábula incrível que retrata a Segunda guerra Mundial e o que aconteceu ali pela União Soviética! A sátira é muito bem construída e como sempre, a narrativa do Orwell nos leva uma história incrível! A princípio, e sob uma leitura superficial e desinteressada, a história nada mais parece que um conto para crianças, mas toda intenção do autor, está muito bem intricada e clara ao mesmo tempo, mesmo para os leitores mais distraídos!

" A Gata reingressou no Comitê de Reeducação, e por algum tempo militou muito ativa. Um dia foi vista, sentada num telhado, a doutrinar alguns pardais pousados pouco além do seu alcance. Dizia-lhes que todos os animais agora eram camaradas, e qualquer pardal que o desejasse poderia vir pousar na sua mão; mas os pardais preferiram ficar longe." (p.31)

A relação dos porcos com Stálin e Trostki, o Velho Major inspirado na figura de Max, toda  ideologia trazida em A Revolução dos Bichos, fez com esse livros fosse tanto proibido quanto ovacionado e chegou a ser publicado em folhetim diário e ilustrado no Zimbabue!

É uma leitura descontraída, gostosa, mas muito intensa! Alguns trechos chegam a ser engraçados quanto outros são mais intensos, não veria problemas em indicá-lo para crianças, até porque a princípio, apenas a história do livro seria absolvida e não o plano de fundo! A minha edição é da Companhia das Letras e tem um posfácio incrível de Chistopher Hichens e dois apêndices do próprio Gerge Orwell que são muito bons! Não percam tempo e leiam! Já!

9 comentários:

  1. Adoro esse livro. É uma leitura gostosa e ao mesmo tempo trágica, afinal, o que é descrito é sobre a sociedade, como se fosse uma alegoria, uma fábula...

    O filme acho que não deveria ter sido feito com animais, pq eles simbolizam o homem no livro.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. A impressão que eu tenho é que o filme é bem mais tranquilo que o livro! O livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Quando li a sinopse, achei q foss um livro mais sério..
    mas depois vc diz q é engraçado e leve...
    e eu prefiro muito mais a segunda opçao..rs

    nao sabia q tinha filme, é o msm nome???

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que o livro é muito bom,. mas nunca vou ler ( e se ler é porque não tive opção) pois uma professora estragou a história pra mim. Não posso ouvir professor falando de certos livros que eu fico com esse troço de NUNCA VOU LER e não leio mesmo. Esse agora só resenha e ouvindo história dele...

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde

    Realmente, quando ganhei esse livro e vi a capa (antiquissimo) por sinal, achei que era uma fábula infantil e quando vi que se tratava de uma crítica "nada velada" do capitalismo e comunismo, achei o máximo...

    Bjins

    FlyRobrasileira (DL2013)

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros assim! Achei bem interessante uma crítica ser feita construída em forma de fábula! ;) Preciso ler o quanto antes!! E eu também não sabia que tem um filme! O:

    ResponderExcluir
  7. Bem a pouco tempo terminei de ler 1984 e me apaixonei pela escrito do autor, mas achei o fim do livro grrrrrrrr. Quero muito ler a revolução vou tentar pega emprestado na biblioteca do meu colegio !!

    ResponderExcluir
  8. Não tinha lido ainda... me interesso, por ser um clássico. Mas e o medo de me desapontar?

    ResponderExcluir
  9. Excelente escolha! tb li esse livro para o desafio. É sempre bom ler George Orwell e ver o que ele fala acontece debaixo de nossos narizes e ignoramos, quando acordamos já é tarde demais, o circo já está armado e estamos em uma bolha dificil de escapar.

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/03/desafio-literario-revolucao-dos-bichos.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger