quarta-feira, abril 17

17 |Resenha| Travessia de Verão - Truman Capote

Boa tarde!

Esta resenha faz parte do Desafio Literário 2013, mês de Março que o tema é livros que tenham estações do ano do título! Saibam mais sobre a minha escolha e o que eu achei do livro!

Travessia de Verão
Truman Capote

ISBN: 9788573028058
Páginas: 141
Editora: Alfaguara
Ano: 2006
Tradução: Fernanda Abreu

Esse relato de Truman Capote sobre amor e juventude perdida se entrelaça à fantástica história por trás do original deste livro - perdido e só reencontrado em 2004. Ambientado em Nova York, logo após a Segunda Guerra Mundial, conta a história de uma jovem despreocupada, filha de pais ricos que a deixam sozinha em sua cobertura na Quinta Avenida durante o verão. Sem ninguém para vigiá-la, ela deixa que o caso de amor secreto que estava tendo com um jovem judeu, atendente num estacionamento de automóveis, venha à tona. O romance aos poucos se torna mais sério e moralmente ambíguo, até que a jovem toma uma decisão que afetará para sempre sua vida e a de todos à sua volta.

Minha Opinião

Grady é uma jovem de Nova York em um cenário do final da Segunda Guerra Mundial! Filha de pais ricos e prestes a debutar para a sociedade ela não está nem um pouco preocupada com a opinião social e só quer curtir a vida!

Filha mais nova do casal, oito anos mais nova que Apple, achava que sua mãe a amava, mas, não gostava dela e o mesmo acontecia da parte de Grady! O casal McNeil partiria em breve em cruzeiro para Paris, mas, Grady havia sido convidada pelos pais, porém, preferia passar o verão passeando no Central Park a enfrentar horas no mar aberto e dias tediosos e frios em Paris! Os pais viajam e a vida de Grady de torna um mar de satisfação, a sensação de liberdade, de poder fazer o que quiser, quando quiser, até encontrar o seu namorado judeu, Clayde, um guardador de carros em um estacionamento, com o qual Grady vivia um romance às escondidas até então!

Travessia de Verão conta uma história de amor e de quebra de paradigmas em uma época que a sociedade comandava o pensamento individual! A narrativa de Truman Capote é peculiar, vai do rebuscado ao popular, do simples entendimento ao mais complexo argumento! Confesso que não foi uma leitura fácil, apesar de a história ser simples a narrativa à vezes dificultava um pouco o andamento e a fluência da leitura!

"Dentre muitas magias que há, uma delas é olhar um ser amado dormindo: a salvo dos olhos e da consciência, por um delicioso instante tem-se nas mães sua parte mais íntima; indefeso, ele nesse instante é tudo, por mais irracional que fosse, que sempre se teve certeza de que seria, puro como um homem, terno como uma criança." (p.31)

A narrativa é em terceira pessoa e nos conta muito sobre a sociedade daquela época, os costumes, os lugares frequentados  os anseios da juventude que vive um pós-guerra e que pela situação social não sofreu muito os impactos do que aconteceu! A história da publicação de Travessia de Verão é muito interessante, Capote começou a escrever os manuscritos em 1943, ele faleceu em 1984 e os cadernos escolares contendo as 62 anotações complementares só foram encontradas em 2004, Travessia de Verão foi publicado em 2006, os editores corrigiram alguns pontos como usos não padronizados e erros de grafia, foram acrescentadas pontuações onde a ideia não estava muito clara, mas o texto permaneceu intacto! Ao ler isso, no final do livro, a gente compreende algumas coisas que achamos estranhas no decorrer da narrativa!

Quero muito ler outros livros do autor que tem como obras de grande nome Bonequinha de Luxo e A Sangue Frio! Indico muito a leitura de Travessia de Verão, porém, não se é o melhor livro para começar a ler Capote!

17 comentários:

  1. Esse foi o primeiro livro que você leu dele? Pra mim que Capote era um ladrão, sei lá... hauahuahuaha

    Às vezes era também, né, vai saber...
    Enfim, não sei se me interessei pela história, porque eu realmente gosto de patricinhas botando pra quebrar (uuhuuuu), mas pelo jeito é uma coisa um pouco mais dramática, não?? Considerando que era após a segunda guerra...

    beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela bota pra quebrar Lyn, principalmente quebrando só parâmetros da ápoca, foi o primeiro livro dele que eu li mas, quero ler outros sem dúvida! :)

      Excluir
    2. Faland assim, Renata, fiquei mais interessada... o Bonequinha de Luxo foi o que deu origem ao filme famoso com Audrey Hepburn?

      Excluir
  2. Disse tudo, essa foi a impressão que tive com metade da leitura, q acabei abandonando... Apesar do tema maravilhoso, a época do pós-guerra e a crítica à sociedade cheia de regras e falso moralismo... Mas acho que não é mesmo o melhor livro pra começar a ler Capote. Como só li esse - quase - imagino que outra obra dele o apresente melhor aos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou experimentar outras coisas dele Manu, esse livro tem toda uma história e acho que ele não havia sido acabado! :)

      Excluir
    2. eu tb estou com essa vontade, o cara é bem recomendado. Na escola do meu filho deve ter outros títulos do mesmo autor.

      Excluir
  3. Muito legal esse livro. Não sei se leria, mas gostei de ver na resenha. E retrata uma época muito interessante, bem boa e real de se ler num livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de temáticas desse período! Que bom que você gostou da resenha!

      Excluir
  4. Apesar do enredo parecer interessante, “Travessia de Verão”, não é um livro que eu tenho muito interesse de ler.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas procure ler alguma coisa do autor Marla, dizem quem Bonequinha de Luxo é muito, muito bom!

      Excluir
    2. Pois é, fiquei mais interessada em ler Bonequinha. Acho q será fácil encontrar pelo Skoob.

      Excluir
  5. Confesso que não gosto muito de livros que se tratam de pós-guerra, mas achei o livro bem interessante e a passagem que você postou aqui no blog chamou muito a minha atenção. Espero ter a oportunidade de ler ao livro.
    Já ouvi muitos comentários positivos em relação ao livro Bonequinha de Luxo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto da época, Clara, mas não contando sobre a guerra, e sim contando sobre as pessoas e os problemas que a guerra traz.

      Excluir
  6. Gostei muito do livro! No outro post sobre ele, fiquei muito curiosa esperando a resenha, e não foi em vão! Gostei mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns livros como esse não preciso comprar ou trocar, pego na biblioteca da escola do meu filho. Foi o caso desse livro do Capote. Acho que vou dar outra chance a ele, só não sei quando, pq tenho uns 80 aqui em casa esperando pra ler, rsrs...

      Excluir
    2. Pois é, aqui em casa tem uma fila me esperando. Nem sei por onde começar

      Excluir
    3. vai pelo humor do momento, faço assim.

      Excluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger