quinta-feira, junho 13

10 Falácias #15 A expectativa atrapalha a leitura?

Olá leitores e leitoras! Como vão vocês?

Comigo tudo certinho, tirando uma coisa que está martelando na minha cabeça! 

Até que ponto a expectativa que você cria a cerca de um livro pode comprometer a sua leitura?



Eu tenho uma preocupação muito grande quando escrevo a minha opinião sobre um livro, seja ele de parceria ou não, que é a de conferir a minha real juízo sobre aquela leitura! Nunca, em tempo algum eu vou falar bem de um livro pelo fato de ele ter sido enviado por uma editora parceria! O meu compromisso, antes de ser com vocês leitores, é comigo e com o que eu gosto ou não! Mas esse não é o ponto chave que quero tratar com vocês!

Geralmente eu não leio sinopses e não procuro saber muito sobre um livro que vou ler, porém, às vezes acontece de várias pessoas falarem muito do livro e isso faz com que a gente crie uma certa expectativa sobre a leitura! Quando a expectativa não é alcançada e gente fica  desapontado com nós mesmos, por termos criado tantas expectativas pra nada! Isso acontece com vocês? Eu me sinto assim!

Só que não acho que isso seja motivo para dizer e avaliar o livro como ruim, as expectativas eram suas, foi você quem as criou! Estou dizendo isso em específico por conta da resenha que foi publicada ontem!Isso já aconteceu várias vezes com alguns livros, mas vou citar um exemplo bem recente! Eu tinha uma expectativa muito alta em relação ao livro A Pousada Rose Harbor da Debbie Macomber e pra ser bem sincera com você, eu já gostava do livro antes mesmo de tê-lo lido! É, as minhas expectativas era bem altas! Porém quando eu comecei a leitura e percebi que não era o que eu pensava e me decepcionei, e admito que perdi até o interesse de continuar a leitura!

Como eu disse na resenha e faço questão de enfatizar, essa foi a "minha" leitura, e prezo muito a multiplicidades de leituras que os livros nos proporcionam! Então, o que não foi legal pra mim, pode ser ótimo pra você, e ao contrário também, gostar ou não de um livro não faz de você melhor ou pior leitor do que ninguém! Eu quero muito saber de vocês : Até que ponto a expectativa que você cria a cerca de um livro pode comprometer a sua leitura?

Aguardo a resposta de vocês!!

Beijos♥♥♥


10 comentários:

  1. Sempre! Aprendi a não esperar demais de nada.. Com livros então? Imprevisível. Por isso que as vezes nem leio sinopse, só vejo a opinião dos outros e tiro a conclusão que der. Quando vou ler vira surpresa... As vezes é melhor do que esperar demais da história =/

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata
    Eu acho que uma grande expectativa pesa e muito quando agente começa a ler um livro.nas minhas resenhas, faço igual a você e deixo bem claro que a avaliação é sobre o meu ponto de vista. Pois com certeza nem sempre o que você gostou vai agradar a todos e vice e versa. Fiz uma tag de decepção literária, e coloquei os que me decepcionarão (o que graças a Deus farão poucos kkk). Mas entre eles está Mordida de Meg Cabot (que amo), mas o livro foi uma decepção só, tinha vindo de um livro maravilhoso que é Insaciável e depois veio a sequencia (mordida) que nem parece que foi escrita por ela, mas já emprestei os livros para pessoas que leram e gostaram. Mas acho que é muito importante ser sincera quanto a sua opinião sobre um livro, fazer propaganda enganosa é que não dá né. (Outra grande decepção foi Do Seu Lado ,mas disso eu já falei no outro comentário )
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou tentando parar de ter expectativas, na verdade haha. Por exemplo o John Green, vi um monte de gente falando que o Teorema Katherine não era muito bom.. fui ler e amei! Acho que quanto mais baixa a expectativa, melhor a chance de a gente aproveitar mais a leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Criar expectativa com relação a um livro tem dois lados: um positivo e um negativo. O positivo e que você fica envolvido com a trama, antes mesmo de ler o livro, já o negativo você fica frustrado quando suas expectativas não são alcançadas. Então o melhor e não criar tantas expectativas, pois nem sempre o que agradou aos outros poderá lhe agradar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse lance de criar uma expectativa mt grande realmente é ruim e o pior é que pelo menos comigo, sempre que crio grande expectativa sobre um livro, a decepção é enorme. Não sei te dizer o porque é assim.

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. Eu vivo largando livros na metade justamente por isso. Acho que a expectativa compromete a leitura sim e tento sempre evitá-la, mas como você disse, tem livros que não dá para evitar.

    ResponderExcluir
  7. É amiga, eu passo um cado por isso
    vc sabe q eu só leio as opiniões de resenhas, pq pra mim td é spoler, entao, as vezes me ferro por isso..
    uma das coisas q cria um monte d expectativa tbm sao as capas, as vezes elas sao lindas , mas o conteudo. aff...
    Eu sei q a Pousada t decepcionou, mas sabe q eu nem tava criando muita expectativa dele.. rs.. vamos ver se por isso, eu goste mais...rs

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Acho que é quando vc começa a ler a história, vê que não era o que vc esperava, mas continua imaginando/fingindo que a história é maravilhosa. Eu cheguei a fazer isso com um livro (Á Espera de Um Milagre). A enredo é fantástico, mas a forma como é conduzida que me decepcionou, então eu fingia que amava sendo que amo somente 98%. Os outros 2% é por causa da forma que foi escrita.
    Mas é ótimo saber as impressões dos outros e que elas divergem muito. Já pensou todos os leitores terem as mesmas impressões de um livro? Teríamos um mundo sem cor e entediante. Vc está super correta em expressar sua opinião sobre um livro que vc não gostou muito Renata-chan. Agora vc vai estar mais preparada p/ quando ver outro livro que lhe faça sentir borboletas na barriga. Rsrsrs... Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que a expectativa pode comprometer MUITO a leitura, isso sempre acontece comigo (infelizmente) e já cai do cavalo várias vezes. Aquele livro que todos falam e você mal pode esperar para ler e quando finalmente tem a chance, se decepciona totalmente! Odeio quando isso acontece :( Mas o melhor são aqueles livros que não temos expectativas nenhuma a respeito e nos impressionamos totalmente!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que sim. Não sei.
    Eu crio muita expectativa para muitos livros e me decepciono. O resultado é uma leitura mediana. Mas acho que isso faz parte, não? Sempre acontece.
    Claro se você não criar tantas expectativas por ser irrelevante o resultado, mas sei lá.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger