quarta-feira, junho 19

9 |Resenha| Área de Segurança Gorazde. A Guerra na Bósnia Oriental 1992-1995 - Joe Sacco

Bom dia Pessoas!


É a primeira vez que dou a minha opinião aqui no blog sobre quadrinhos, não sei muito bem como fazer mas vou tentar mostrar pra vocês por que eu gostei tanto!

Área de Segurança Gorazde. A Guerra na Bósnia Oriental 1992-1995
Joe Sacco

Nome Original: Safe area Gorazde.
ISBN: 9788576164296
Páginas: 227
Editora: Conrad
Ano: 2005

Área de Segurança Gorazde é o relato de um ataque terrível, é também o retrato de pessoas que lentamente se permitiam acreditar que a guerra chegava ao fim e que eles tinham sobrevivido.

Minha Opinião

Antes de conhecer a obra, vamos conhecer um pouco o artista, Joe Sacco nasceu em Malta e hoje vive nos Estados Unidos, jornalista e quadrinista e por misturar os dois estilos já recebeu grandes prêmios. Suas obras mais conhecidas são Palestina: Uma nação ocupada e a segunda parte, Palestina: Na faixa de gaza e Área de Segurança: Gorazde, sobre a qual vocês vão conhecer um pouco mais agora!

A grosso modo, resumindo um pouco da história para chegar ao nosso ponto chave, durante a  Guerra da Bósnia, as Nações Unidas delimitou Gorazde como área de segurança, porém durante três anos e meio a paz em Gorazde esteve ameaçada! Formada por uma população de maioria Muçulmana  Gorazde sofreu muitos ataques constantes, e para defender a cidades, seus moradores passaram por muitos apuros e dificuldades enquanto a outra parte da Bósnia eliminava os não-sérvios! Joe Sacco esteve quatro vezes em Gorazde,  do final de 1995 e no começo 1996 e são os fatos que ele vivenciou lá que que ele transfere para as páginas deste livro!



Ao contrário de muitas histórias contadas por jornalistas que lá estiveram, os fatos narrados por Joe Sacco não trazem só o lado da batalha, mas sobretudo, como as pessoas daquela cidade lutavam pela vida, pela dignidade, por comida! Os anseios da juventude, como eles se comportavam em meio a tudo o que estava acontecendo, a "rotina" das pessoas em meio àquela destruição! É com as confidências de moradores muçulmanos que tiveram suas casas queimadas por seus vizinhos sérvios, que até dias atrás tomavam café juntos, que a gente se apropria da real história daquela área de segurança! 

 

"Muitas cidades foram destruídas nas guerras dos Balcãns, entre o começo e meados dos anos 90.

Dubrovink e Sarajevo suportaram os ataques, sempre exibindo nas salas de estar daqueles que tinham uma aparelho de TV.

Mas Gorazde foi cortada das câmeras.

Seu sofrimento era propriedade exclusiva daqueles que o viviam." (p.126)






A história intercala entre os momentos de conversa de Joe, com os moradores e de conversas com pessoas que estiveram nas frentes de batalha e que relatam de forma fiel todo o desespero e terror que viveu para defender sua vida e sua terra! Há uma diferenciação da apresentação dos quadrinhos nesse ponto, pois quando ele nos conta sobre o cotidiano, sobre as conversas que ele teve por lá, os quadrinhos são de fundo claro, isso traz uma uma leveza à narrativa e até certa descontração, já nos momentos dos conflitos, o fundo é preto e os quadrinhos tomam um tom bem sinistro, levando o leitora para o obscuro deixando claro o clima de tensão!




O traço do Joe é bem agradável, é bem detalhista e forte, você pode perceber o cuidado os mínimos detalhes! É possível diferenciar uma casa que pegou fogo de outra que sofreu um bombardeio por exemplo, e quando ele nos fala dos crimes de guerra, eu cheguei a ter pesadelos, as imagens são muito fieis, a a capacidade que ele tem de ouvir os relatos e transforma-los em imagens é fascinante!

É um quadrinho forte, assim como os temas abordados pelo jornalista/quadrinista! Eu gostei muito, já tenho outra obra do autor em minha estante e quero em breve lê-la também! Indico a leitura para quem gosta do tema e de quadrinhos, é uma ótima experiência também para quem, assim como eu está se aventurando pelo mundo das HQs! 

P.S.: Peço desculpas pelas imagens, não estão nítidas, minha máquina está péssima, mas espero que tenha dado pra ter uma noção do traço do autor!


9 comentários:

  1. Confesso que não conhecia o autor e nem este livro que parece ser muito interessante, apesar do tema ser forte, o fato de ser contado em quadrinhos deve dar um charme e leveza no conteúdo. Bem legal isso.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não gosto de ler sobre o tema, mas achei a proposta do autor de contar a estória em quadrinhos interessante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Diferente esse livro, sei lá se leria mas achei legal.
    Parece ter uma boa história, é interessante.

    ResponderExcluir
  4. Que legal uma hq sobre esse tema, e ainda mais envolvendo a realidade. Nunca tinha ouvido falar de Gorazde, e agora sei por quê. Deve ter sido realmente horrível o que eles passaram por lá.

    Adorei descobrir algo diferente, coisa que você adora nos mostrar, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Ta diversificando no blog..
    adorei

    Acho quadrinhos interessantes, mas so curto turma da monica (agora os fãs d quadrinhos me matam.. ahahaha)
    nao conhecia este q vc postou, mas parece ser muito interessante!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não sou uma fã de quadrinho, mas achei interessante esse. As imagens parecem ser bem detalhistas mesmo e fiquei curiosa como ele conseguiu expressar um tema tão forte.

    ResponderExcluir
  7. Mais um quadrinho que fico ciente da existência sobre temas fortes e pesados. Mas diferente do outro que vi (esqueci o nome), esse é bem fiel ao que o jornalista viu, escutou e presenciou.
    Histórias documentadas em HQ's é uma ótima forma de chamar a atenção de jovens que não se interessam em estudar sobre as guerras que a humanidade já sofreu.
    Parabens pela resenha Renata-chan e fico feliz por vc estar entrando no mundo dos HQ's. Eu já sou fissurado em mangás. Tente entrar nesse mundo também. Rsrsrsr. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar do livro! Amo história e quadrinhos então achei muito interessante!

    ResponderExcluir
  9. Gostei e achei interessante. Não sabia desse ainda =O Sério...
    fiquei animada agora, pois gosto dessa tematica e acho que vou comprar, hehe.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger