quarta-feira, julho 24

6 |Resenha| Paperboy - Pete Dexter

Paperboy
Pete Dexter

ISBN: 9788581632186
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013


Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.  As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.
Best-seller do The New York Times, Paperboy é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.


Minha Opinião


Tenho certo fascínio por livros que viram filmes, e quando vi o lançamento de Paperboy fiquei muito curiosa pra saber do se tratava! O mote do livro é bem interessante, conta uma história que acontece no condado de Moat, Hillary Van Wetter foi condenado por esfaquear o xerife Thurmond Call, depois de o mesmo ter assassinado seu tio Jerome Van Wetter durante uma prisão! Jerome foi a 17ª vítima do xerife ao longo dos seus 34 anos serviço, 16 dessas pessoas eram negras! Mas a morte do membro da violenta família Van Wetter não ficaria sem vingança!

Convidados por Charlotte Bless, uma jovem senhora que tem o estranho interesse por homens presos e condenados à morte, os jornalistas Ward James e Yardley Acheman vão até o interior investigar a história por detrás do crime da prisão de Hillary Van Wetter! Jack James é irmão de Ward James e vai ajudar o irmão como motorista em sua investigação! As histórias que envolvem os crimes e a prisão de Hillary são cheias de inconsistências e brechas que provam que não houve uma dedicação na busca do verdadeiro criminoso e é isso que os quatro personagens vão procurar!

Os cinco personagens principais são muito bem definidos, fortes e nada dentro dos padrões, cada um possui um traço sombrio e excêntrico que vai determinar o rumo das coisas, mais do que o próprio mistério que eles estão tentando desvendar! A começar por Hillary Van Wetter, chefe de uma família numerosa e violenta, famosa por crimes entre parentes. Charlotte Bless, uma quase senhora que se veste como uma mocinha e tem a estranha mania de se corresponder com homens que foram condenados, tem a esperança de salvá-los e conseguir um bom casamento! Yardley Acheman, jornalista ambicioso, volúvel e temperamental, é capaz de tudo para defender os seus interesses, inclusive fraudar o seu próprio trabalho! Ward James, ingênuo e talentoso é muito reservado, de poucas palavras e beira à obsessão, é muito competente e comprometido com o seu trabalho! Jack James também singular, se vê envolvido entre o passado e as fantasias com mulheres mais velhas, sofre de transtorno dissociativo que faz perder a memória de vez em quando!  Tudo isso é um prato cheio para o plano de fundo da história e faz o sucesso do livro!

" Nada parece mais tolo do que a tradição para quem não a têm!" (p.40)

A trama é toda muito bem desenvolvida, é contada em terceira pessoa, do ponto de vista de Jack, é um romance peculiar, diferente, estranho mesmo e na mesma medica curioso, me prendeu do início ao fim, com seus diferenciados temas abordados como relações familiares, ética profissional, sanidade e violência! É um romance gótico, então não espere encontrar nele uma historinha de amor bonitinha, com um casal que briga no início e se reconcilia no fim, não! Aqui o bicho pega mesmo!

Senti que faltou alguma coisa quando eu terminei de ler, não sei identificar ao certo, acho que me envolvi tanto que quando acabou eu me perguntei: - Como assim? Já? Na minha opinião, ficaram algumas explicações por serem dadas, algumas pontas soltas que para mim deveriam ter sido amarradas, nada que tenha atrapalhado o entendimento e desenvolvimento da história! É um livro indicado para um leitor mais jovem/adulto, e não é pra todo mundo! Mas se você ficou curioso e saber como essa investigação termina, leia, vai valer a pena!

6 comentários:

  1. Mesmo tendo gostado de sua resenha, esse livro não despertou o meu interesse, então e bem provável que eu não o leia.

    *bye*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem legal, mas acho que quando a editora lançou ela já tinha em mente que não é um livro para todos os leitores! De qualquer forma acho que vale a pena ler!

      Excluir
  2. Não senti vontade de ler esse livro desde o lançamento e saber que ele termina com alguns furos não mudou minha opinião. Esse é um que acho que não vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty, não sei se as pontas soltas ficaram pra todos os leitores, eu que sou muito curiosa, fiquei com vontade de saber o que acontecia em alguns momentos, não sei se essa era a intenção do autor, esses pontos não interferem no final da história e nem no entendimento da mesma! Bj!

      Excluir
  3. Achei bacana pq nuna li um livro gótico, o filme tem o Zac e tudo, mas nada demais. Prefiro não ler mesmo, mas é pq nem faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  4. Re, fiquei na dúvida de uma coisa, quem saiu antes, o livro ou o filme? rs Pq se for livro baseado em roteiro ngm merece! Mas se não for, eu fiquei com vontade de ler! rs Aparece aquela cena lá? rs Aliás, eu nem imaginava que essa era a história do livro, sei lá, nem pensei em nada. Essa história é bem atraente e eu não sei o que significa que é um livro gótico! rsBeijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger