quinta-feira, agosto 8

9 As Personagens Citam em: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Parte 01.

Olá minha gente!!!


Por se tratar de um livro sobre uma biblioteca, é de se esperar que nele existam muitas referências, pra o post não ficar enorme, maior do que já está, ele será dividido em duas partes! Fiz como vocês sugeriram, colocando a frase em que a citação foi feita, me digam nos comentários se gostam assim!

“Na realidade, do meu lado havia uma pilha de livros de Dashiell Hammett numa mesa baixa. Era um bom sinal.” (p.17).



Romancista estadunidense, Samuel Dashiell Hammett nasceu em 1894 morreu em 1961 foi escritor e roteirista e é considerado um clássico da literatura noir! Começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a sustentar a família! Entre as suas obras mais conhecidas estão:


O Falcão Maltês
O Falcão Maltês teve filme com mesmo nome lançado em 1941! Encontrei este último na Estante Virtual por um preço bem legal! Veja Aqui!

“Eu normalmente os convenço a comprar algo: um romance de Steinbeck, alguns contos de Borges, um volume grosso de Tolkien... todos esses autores evidentemente do interesse do Mr. Penumbra, porque ele estoca a obra completa de todos eles.” (p.19).




John Ernst Steinbeck , nasceu em 1902 e morreu em 1968, é também estadunidense  depois de publicar várias obras sem muita importância na época, firmou-se como escritor com a publicação de Boêmios Errantes em 1935 que recebeu a medalha de ouro do Commonwealth Club de São Francisco como melhor livro californiano do ano. Um de seus principais romances é: 



Ratos e Homens


John ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1962 e teve 17 de suas obras adaptadas para o cinema entre elas, Um Barco e Nove Destinos que foi indicado ao Oscar de melhor história em 1944, é um filem de Alfred Hitchcock.



Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (ufa, nome grande), nasceu em Buenos Aires em 1889, morreu em Genebra em  1986! Seus trabalhos têm contribuído significativamente para o gênero da literatura fantástica. Estudiosos notaram que a progressiva cegueira de Borges ajudou-o a criar novos símbolos literários através da imaginação! Borges teve muitas obras publicadas entre contos, poesias ensaios e vário textos em parceria com Bioy Casares! Entre suas obras mais famosas está:

O Livro de Areia

Uma curiosidade sobre o autor e seus amigos: "Para homenagear Borges, em O Nome da Rosa um romance de Umberto Eco, há o personagem Jorge de Burgos, que além da semelhança no nome é cego assim como Borges, foi ficando ao longo da vida. Além da personagem, a biblioteca que serve como plano de fundo do livro é inspirada no conto de Borges A Biblioteca de Babel (Uma biblioteca universal e infinita que abrange todos os livros do mundo)." (fonte)

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 1892 na África e morreu em 1973, foi um premiado escritorprofessor universitário e filólogo britânico,que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954! Em 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II, vejam só! Ele foi amigo íntimo de  C.S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia” e figurou na Forbes em 2009 entre as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano! Entre suas obras conhecidas está:
O Hobbit
"Escolho as seguintes características do enorme formulário do Google:
  • mora em São Francisco
  • gosta de livros
  • anda pelas ruas à noite
  • paga em dinheiro
  • não é alérgico a poeira
  • gosta de filmes de Wes Anderson
  • logins recentes no gps a cinco quadras da livraria" (p.22)
Wesley Wales Anderson , cineasta americano, nascido em 1969 no Texas, entre seus filmes está:

 Lançado no Brasil como Os excêntricos Tenenbaums, foi indicado ao Óscar de melhor roteiro original em 2001. Eu não assisti, alguém já viu? É bom?



"Na metade do primeiro capítulo de A Rua das Ilusões Perdidas, a tela pisca, congela e apaga." (p.47)

Mais uma vez, John Steinbeck sendo citado, agora através do próprio livro do autor! Quando não sabia que se tratava uma citação do livro de um autor que já havia sido citado, gostei disso, e to ficando curiosa pra conhecer a obra do Steinbeck! Alguém já leu?

"Você pode dar zoom e girar todo o universo e também pode entrar em uma pequena nave espacial poligonal e dar um passeio em sua cabine. Pode se encontrar com Roma ou encontrar os mundos da série Fundações." (p.48)


Série de Isaac Asimov, Fundação é uma obra de ficção científica que descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada  Fundação Enciclopédica! A série é composta pelos livros: Prelúdio para Fundação, Crônicas da Fundação, Fundação, A Fundação e o Império, Segunda Fundação, Limites da FundaçãoA Fundação e a Terra! tenho muita vontade de ler a série, mas são livros bem complexos, ando meio sem tempo, alguém já leu?

"Ele ergue a única cópia do Penumbra de O Guia do Mochileiro das Galáxias. - E isso? Você está brincando comigo? - Ele pega Um Estranho numa Terra Estranha." (p. 50)

Série bem divertidinha do incrível Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias também fala de ficção científica, mas recheado com um humor bem nerd! Eu tenho a coleção, não nessa capa linda, já li o primeiro e você pode conferir a resenha aqui!


Confesso que quando vi o nome desse livro, achei que ele não existisse, que fosse apenas mais um dos tantos fictícios da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, qual não foi a minha surpresa ao descobrir que ele realmente existe! Alguém aqui já leu?

Estas foram as indicações/citações feitas nesta primeira parte! Aguardem as cenas dos próximos... post's?!

Beijinhos!


9 comentários:

  1. Minha vontade de ler A livraria 24 Horas do MR. Penumbra só aumenta!
    Pelo visto há bastante citações mesmo. Fiquei bem curiosa pra ler Um Barco e Nove Destinos do John Ernst Steinbeck.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, é muita coisa minha fia!! rsrs Nem coube num post só! Minha lista só aumenta, quando eu paro pra fazer o post, e conheço um pouco mais das obras e dos autores fico louca pra ler tudo! Bj

      Excluir
  2. Esse livro e uma verdadeira fonte de conhecimento. *-*
    Dos citados eu apenas conhecia Tolkien e O Guia do Mochileiro das Galáxias.
    Ps: Você quis dizer, nasceu em 1889, no trecho em que fala do autor Jorge Francisco.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Marla, é muita indicação e o melhor, indicação de coisas boas! Obrigada por me avisar, eu já corrigi lá o post, é tanta coisa que a gente acaba se passando, sempre é bom o segundo olhar pra conferir! Bj

      Excluir
  3. Quantas referência devem ter neste livro! Achei legal você separar em dois posts, ficará mais organizado.
    Adorei as que você selecionou, principalmente em referência ao Tolkies/O Hobbit e ao Guia do Mochileiro das Galáxias. Os outros eu não conhecia!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Nossa que post interessante este. Adorei.
    Eu tenho A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, mas ainda não consegui tempo para ler. Que bom que ele trás várias referências, assim podemos conhecer outros autores.
    Adorei!
    Beijos.
    Katielle
    Leitura Maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa coluna, principalmente quando você adivinha o livro que acabei de ler rsrs
    Temalguns que eu já conhecia, mas outros que eu não fazia ideia enquanto lia, adorei saber do que se trata.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vc sabe q eu adoro esse post...
    tanto q copiei.. hehehe..
    Realmente, um livro se tratando d biblioteca, espera-se q tenha bastante citaçao de livros!
    Nao conhecia os autores!!! mas é bom ver q sao lembrados e colocados dentro d livros atuais!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  7. nossa to sem cultura mesmo USHUAHSUAHSUAA Só conhecia o Hobbit, mas foi bom porque agora conheci mais algumas obras.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger