segunda-feira, janeiro 9

16 Um Dia - David Nicholls

 Editora: Intrínseca
 ISBN: 9788580570458
 Páginas: 410
 Ano2011
 Edição01
 Classificação: 5/5


Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1998. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam idas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial e desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfing, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.



É ainda em estado de choque que venho escreve as minhas impressões sobre este maravilhoso Romance, UM Dia do escritor David Nicholls.

Um Dia é sem dúvida tudo o que dizem dele, é espetacular, envolvente, engraçado, surpreendente, comum. Ler esse livro é se reconhecer em todos os conflitos, dúvidas, angústias, negações, dificuldades e felicidades de Em e Dex.

Emma e Dex se conhecem no dia do seu baile de formatura no dia 15 de julho de 1988,e passam aquela noite juntos, sem muitas preocupações de como vai ser no dia seguinte quando cada um vai seguir o seu destino e talvez nunca voltem a se encontrar. Porém o destino tem outros planos, e daquela noite surge uma bela e longa amizade,cheia de conflitos e altos e baixos.

O livros nos remete sempre à mesma data em que Em e Dex se conheceram, trazendo assim, momentos da vida dos dois que por incrível que pareça sempre se unem de alguma forma desta mesma data!
Os amores, o dessabores, as frustrações profissionais, as perdas familiares, a evolução profissional, e a impressão que eu tenho é que um era de certa forma o sustentáculo do outros, o contraponto. Enquanto Emma está trabalhando em um restaurante mexicano de quinta, Dexter é apresentador de TV, enquanto Em tem um relacionamento sério, com alguém que pensa amar, Dex se afunda em álcool e drogas com mulheres fúteis.Na verdade não é apenas amizade, eles se amam, eles sentem necessidade um do outro, mas a vida os levou para rumos diferentes.

"Eu amo Ian, pensou Emma, "só não sou apaixonada por ele, e também não o amo. Já tentei, batalhei para conseguir amá-lo, mas não consigo. Estou construindo uma vida com um homem que não amo, e não sei o que fazer a respeito." (pag. 185)

Com o passar do tempo muita coisa muda, o tempo consegue desgastar até as melhores coisas e também melhora-las, não foi o que aconteceu com a amizade deles.

" A amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar. Por que não deixar morrer?" (pag 189)

Por muitos momentos ri, em tantos outros chorei, não quero me aprofundar na história pra não contar demais, como disse anteriormente, ainda estou em estado de choque.


"O que vc vai fazer de sua vida?"... "viver cada dia como se fosse o último" - esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou se vc tivesse de mau humor? Simplesmente não era prático. Era bem melhor tentar se boa, corajosa, audaciosa e se esforça para fazer a diferença. Não exatamente mudar o mundo, mas um pouquinho ao redor. Seguir em frente, com paixão ... Alegra os amigos, permanecer fiel aos próprios princípios, viver com paixão, bem e plenamente. Experimentar coisas novas.Amar e ser amada, se houver oportunidade. (Um Dia, David Nicholls)

Leiam, leiam, leiam, não percam essa oportunidade, é o livro da vida de muita gente, é o livro da minha vida!!!!

16 comentários:

  1. Olá Renata, obrigado pela visitinha e por me seguir, seja bem vinda!
    Bjks e uma ótima semana =)
    Marília

    ResponderExcluir
  2. Olá renata, obrigada pela visita......bjks

    ResponderExcluir
  3. oi Rê, tudo bem? obrigada por visitar meu cantinho , amei seu blog, estou te seguindo tbm, bjxxxxx

    ResponderExcluir
  4. Oi flor obrigada pelo carinho,já seguindo,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Querida, tudo bem?
    Muito obrigada pela visita, adorei! Vim conhecer seu cantinho e achei tudo muito lindo! Já estou seguindo.
    Beijos,
    Carol
    www.artesdcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, vim retribuir sua visitinha e conhecer seu cantinho. Já estou seguindo seu blog! Bjim
    http://ninaatelie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá amada, estou retribuindo a sua visita e te seguindo, parabéns pelo trabalho e obrigada por seguir meu blog, que Deus te abençoe grandemente hoje e sempre.
    Beijos
    Luciana Souza

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata!
    Obrigada pela visita, é bom tê-la como amiga e seguidora. Ontem estive com este livro na mão mas fiquei em dúvida se comprava ou não. Depois da sua dica vou buscá-lo correndo. Adoro romances. Já estou te seguindo e aguardando outra dicas de livros interessantes. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ola vc tem sugetões muito boas de livros!
    Seguindo tb
    Bjoos.
    decorehouse

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei este livro no meio do ano passado mais ainda tive tempo de ler. A cada resenha fico maaaaais curiora pra ler, deve ser maravilhoso mesmo! *-*

    Beijocas!

    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Rapha tu tá esperando o que mulher par ler esse livro? Se joga logo nele que vale muito à pena!!! beijos e obrigada pela visita, de todas, voltem sempre!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata!
    Que bom te encontrar lá no meu bloguinho! Vim retribuir a sua gentileza e já estou te seguindo! Parabéns pelo blog! Tem muita coisa boa por aqui! Voltarei muitas outras vezes pq, aos poucos, quero ler tuuuuudo e aproveitar todas as suas dicas! Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  13. Ola, amei seu canto, muito bom mesmo, ja estou seguindo bjos

    ResponderExcluir
  14. Ola, amei seu canto, muito bom mesmo, ja estou seguindo bjos

    ResponderExcluir
  15. seu blog virou mesmo literario ne?
    Nunca mais vi posts de makes!
    hahahaah
    parabens! Tomare que editoras façam parcerias com vc!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani, na verdade o blog não era apenas destinado às makes, mas sobre assuntos diversos, é que eu realmente estava lendo muito pouco, ele vai continuar sendo um blog de variedades!! Beijos e e obrigada pelas visitas sempre!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger