quarta-feira, junho 27

1 Resenha: A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro


Olá queridos e queridas!!

A resenha de hoje do Meu Cantinho foi do livro recebido em parceria com a Editora Novo Conceito. É uma leitura tocante que trata sobre conflitos familiares e pessoais! Confiram um pouco mais!




A filha da minha mãe e eu

Maria Fernanda guerreiro




Editora: Novo Conceito
ISBN9788563219152
Páginas:  272
Ano: 2012
Avaliação: 4/5



Sinopse


Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 



MINHA OPINIÃO


"Quando vi as duas listras azuis no teste de gravidez, tive uma certeza: preciso me sentir filha antes de me tornar mãe. Por que uma parte da minha alegria era inventada e, a outra, não era minha." (pág. 7)


Mariana é uma jovem que, ao descobrir que está grávida, decide que vai agir de forma diferente da que sua mãe agiu com ela quando era criança. Ela não quer cometer os mesmos “erros” que achava que sua mãe havia cometido na sua criação e de seu irmão Guga.


Durante o livro Mariana nos conta como foi a sua vida e a conivência com Helena sua mãe e com Tito seu pai. As relações entre eles, a forma como Mariana era tratada pela mãe que sempre dava razão ao irmão um pouco mais novo, Guga. Já Tito, o pai sempre estava mais aberto à filha, conversavam muito e sempre foram bons amigos o que causava ciúme em Helena e fazia com que ela tivesse muitas vezes, atitudes grosseiras em relação à filha!

"De repente, veio uma imagem na minha cabeça: minha mãe era como um doce de mil folhas, com várias camadas, e só se chegava ao creme tirando cada folha antes." (pág. 110)


Muita coisa é narrada por Mariana desde a sua infância, até a juventude. Os conflitos com a mãe, a rejeição que sentia, o amor pelo pai, os problemas com o irmão e do irmão, os problemas da mãe em relação à família do pai e isso vai fazendo com que ela entenda os motivos pelos quais a sua mãe é uma pessoa tão dura e muitas vezes até amargurada.


A história é muito bem construída e confesso que no começo não achei que o livro seria tão bom! A narrativa da Maria Fernanda é muito boa e apesar do livro ser repleto de histórias densas e abordar superficialmente vários temas que são até certo bem delicados porém atuais e recorrentes como drogas, homossexualidade, pedofilia e aborto, tudo é tratado de uma forma leve que, em alguns momentos eu cheguei a achar banal a forma como eles foram abordados, alguns deles mereciam uma discussão maior, em minha opinião!

"Passei boa parte da minha vida alternando entre querer ser igual a minha mãe ou ser tudo o que ela não era. Mas, o mais curioso é que, em ambos os casos, a referencia era a mesma. Até quando eu queria ser completamente diferente dela, era nela em quem me espelhava." (pág 203)

Os personagens são bem intensos e todos tem uma relação com os conflitos que Mariana carrega! O livro é bem comovente. As coisas que a mãe da Mariana faz com ela coitada deixa a gente se perguntando por que, e quase me arrancou lágrimas durante alguns trechos! Mais uma vez me perco na escolha da Editora Novo Conceito pelos temas que são publicados pelo selo Novo Conceito Jovem e acho que esse selo é apenas para autores nacionais e não pelo conteúdo trazido pelo livro.

O livro está mais do que indicado, foi uma ótima leitura! Como não poderia deixar de falar, a diagramação é típica da Novo Conceito, as páginas amarelas, letras e espaçamento ótimos e que facilitam muito a leitura!


Boa leitura!


Beijos ♥♥♥

1 comentários:

  1. Adorei a resenha, Rê!
    Estou querendo muito ler esse livro pelo tema e pela capa que é maravilhosa, espero gostar da leitura assim como você. Parece ser um livro bem intenso!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger