sexta-feira, agosto 10

6 | Resenha | Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Demorei um pouco pra fazer essa resenha pelo simples motivo de que, eu queria me afastar um pouco dela para poder avaliá-la melhor. Porém nem 2 livros lidos depois dele me fizeram esquecer a intensidade dessa história!

Garotas de Vidro
Laurie Halse Anderson

Nome Original: Wintergirls
ISBN:9788581630113
Páginas: 272
Ano: 2012
Avaliação: 5/5

Sinopse
“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Minha Opinião

Lia e Cassie são melhores amigas de infância e compartilham de tudo inclusive a doença. Uma sofre de bulimia, come demais, depois  o arrependimento, o vômito e o sofrimento, Casseie. A outra não come por que seu objetivo é atingir os 45,40,35...20...0 kg,calcula todas as calorias do que come, se sente suja ao se alimentar, essa é Lia.

A busca pelo corpo perfeito determinado pelo padrão estético social, leva as duas a se unirem ainda mais em uma aposta na qual, vence quem ficar mais magra, mais "bonita".Contudo no meio do caminho as duas se afastam, problemas familiares, imposições médicas, entres outras coisas, levam as duas amigas a romperem, mesmo que parcialmente a forte relação de amizade, porém a disputa continua!

Até que um dia Lia recebe a notícia de que o corpo de sua amiga foi encontrado , sozinho em um motel. Cassie havia ligado para Lia 33 vezes na noite de sua morte, mas Lia não atendeu.Lia já não se alimenta mais e já não consegue distinguir o que é real e o que é alucinação e, como uma forma de se punir pela morte da amiga, ela se autoflagela na esperança de que toda a tristeza sai de seu corpo junto com seu sangue.

" O corpo de Cassandra Jane Parrish está dormindo em uma caixa prateada e fria. Eles vão fazer um buraco no chão e plantá-la no sábado.
  Mas o resto dela, da Cassie de verdade?
  Acho que ela está vindo aqui." (pág. 44)

Garotas de Vidro é um livro forte, com uma narrativa cortante, no sentido de que dilacera o leitor quando traz a realidade do ponto de vista de quem passa por esse tipo de distúrbio.A narrativa em primeira pessoa traz a visão da Lia que comove o leitor, assusta e machuca de forma incrível.

Muitos pontos são trazidos pela autora, como o apoio da família que no caso da Lia é determinante, a relação do indivíduo consigo mesmo e de como este se vê, a influência da mídia e a contribuição da mesma para os distúrbios alimentares e de comportamento.

" Mostrei a ela como andava fazendo cortes pequenos na pele para deixar a maldade e a doe escorrerem. No começo, eles eram curtos e rasos, como arranhões deixados por um gato desesperado que quer se esconder sob a varanda de casa. A dor dos cortes tinha um sabor diferente. E ajudava a não pensar sobre como meu corpo, minha família e minha vida tinham sido roubados de mim, ajudava a não me importar..." (pag. 162)

Tudo abordado de uma forma realista, nada maquiado ou em meias palavras. Confesso que algumas vezes tive que para  leitura pra respirar um pouco e poder continuar.Não é u livro indicado para todas as pessoas, definitivamente não. Mas uma leitura muito, muito boa e forte, marcante e que com certeza vai mudar o pensamento de quem a ler! 

Os personagens são muito bem construídos,com papéis bem definidos  e importantes para o desenrolar da história que é incrível. A diagramação feita pela Editora Novo Conceito dispensa comentário, a capa é linda, as folhas são amarelas e os capítulos são enumerados como kg!

Leiam Garotas de Vidro, mas se preparem para um narrativa forte e arrasadora!

Beijos!









6 comentários:

  1. Confesso que eu tinha muita vontade de ler Garotas de Vidro e quando o fiz, me decepcionei. O livro deixou uma mensagem para as garotas, claro, porém tratou os distúrbios alimentares de forma superficial.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro mexeu muito comigo, principalmente pela narrativa! Entendo o seu ponto de vista! Obrigada ela visite e volte sempre!!!

      Excluir
  2. Nossa, eu adoro a capa do livro....
    Achei muito bonita. Só leio boas resenhas sobre esse livro!!
    O que me deixou com ainda mais vontade de lê-lo foi o tema, acho que é um assunto tão comum e pouco discutido...Quero muito começar a leitura !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, essa capa pessoalmente é muito mais linda, vc já o viu? Nossa! E sobre a história é realmente um tema bem comum porém ainda pouco explorado principalmente ma literatura!

      Excluir
  3. O livro tem uma capa linda e forte, ou melhor acho que tudo é forte, principalmente o tema abordado.
    Eu comecei a ler e estou na metade, por enquanto estou gostando, mas só devem se gostarem de temas fortes.
    Gostei da sua resenha, achei que descreveu muito bem o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elis, não é um livro indicado para qualquer pessoa em qualquer idade! Alguns trechos são bem fortes, foi inclusive pra mim, acredita que tive medo de continuar a ler algumas partes, medo do que estava por vir!

      Excluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger