quarta-feira, janeiro 30

0 |Resenha| ARGO - Antonio Mendez e Matt Baglio

Bom dia!

Pra quem gosta de saber um pouco mais sobre as conspirações do Serviço Secreto Americano, ARGO é um prato cheio! Leia a resenha e confira um pouco mais! Esta resenha foi publicada por mim originalmente no blog Entrando Numa Fria!

Argo
Antonio Mendez e Matt Baglio

Nome Original: ARGOISBN: 9788580572445
Tradução: George Schlesinge
Páginas: 254
Editora: Intrínseca
Ano: 2012

Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.


Minha Opinião

Em 1979 a embaixada dos Estados Unidos no Teerã foi invadida por um grupo revolucionário que exigia que os EUA entregasse o  que estava refugiado em terras americanas. Porém, nem todos os americanos que trabalhavam na embaixada foram capturados, seis funcionários conseguiram fugir e após alguns dias de busca por um lugar seguro, foram abrigados pelos diplomatas canadenses.
Os que conseguiram escapar, porém, ainda não estavam em total segurança e tinham que ser retirados do Teerã o mais rápido possível, pois a notícia de sua fuga começou a se espalhar gerando muito perigo perigoso, tanto para eles quanto para os 53 de funcionários que estavam sendo mantidos reféns.
Antonio Mendez era um alto funcionário da CIA e foi quem orquestrou toda fachada para a exfiltração dos fugitivos e juntamente com Jerome Calloway, renomada maquiador de Hollywwod, conseguiu montar o disfarce perfeito para resgate.
ARGO é o relato de toda a operação secreta realizada pela CIA para a captura dos fugitivos no Oriente Médio, contada do ponto de vista de Mendez e dos seis exfiltrados através do trabalho do jornalista Matt Baglio. A narrativa é inteira e nos mostra desde os primeiros trabalhos de Mendez, como uma forma de mostrar todo o processo pelo qual ele próprio passou, treinamento e de onde vem suas tiradas para os disfarces!
 ”Éramos capazes de reproduzir quase tudo que fosse colocado à nossa frente; as únicas restrições eram questões de ordem política, tais como dinheiro. Fabricar dinheiro dos outros, naquela época, era considerado um ato de guerra. Mas bombardear um país com panfletos em vez de munição era um recurso que fornecíamos com maior prazer.” (p. 37).
Confesso que às vezes fica um pouco cansativo, com as narrativas de fatos que a princípio nos parece irrelevantes para o entendimento da história, mas que se faz extremamente necessário para a intenção do livro. Por muitas vezes imaginei que seria mais interessante ver o filme, até por que o livro foi escrito depois do filme, mas não utilizando o roteiro como base, todo o trabalho das duas mídias foi feita de forma individuais apenas baseados na mesma história.
É uma história muito interessante, mostra muito de um ponto de vista histórico contemporâneo, é o tipo de história que deveria estar nos livros didáticos, é instigante e saber os pormenores do serviço secreto americano, é sempre muito bom! Ler ARGO é como vasculhar documentos confidenciais de forma ilegal, juro que às vezes me perguntava se este livro realmente poderia ter sido publicado, e ao final da leitura, ao ter contato com os agradecimentos de Antonio Mendez é que fiquei mais tranquila ao saber que levou 17 anos até que ele pudesse enfim revelar os detalhes de ARGO.
A diagramação do livro é boa, a folha amarela é bem confortável à leitura, a fonte é ótima e a capa do livro é a mesma do pôster do filme que é estrelado por Bem Aflleck. ARGO é indicado para quem gosta de aventura e histórias reais!
Deixe o seu comentário sobre a resenha, se gostou ou não, o que achou do livro, você o leria, assistiria o filme?

Beijos!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger