quarta-feira, janeiro 16

3 |Resenha| A Confissão da Leoa - Mia Couto

Bom dia, boa tarde e boa noite!!

Demorou mais saiu, para quem estava querendo conhecer um pouco mais dessa incrível história! Leia a resenha abaixo que foi publicada originalmente no blog Entrando Numa Fria e saiba porque eu gostei tanto do livro e do autor!


A Confissão da Leoa
Mia Couto

ISBN:9788535921632
Páginas: 251
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012

Em ‘A confissão da leoa’, uma aldeia moçambicana é alvo de ataques mortais de leões provenientes da savana. O alarme chega à capital do país e um experimentado caçador, Arcanjo Baleiro, é enviado à região. Chegando lá, porém, ele se vê emaranhado numa teia de relações complexas e enigmáticas, em que os fatos, as lendas e os mitos se misturam. Uma habitante da aldeia, Mariamar, em permanente desacordo com a família e os vizinhos, tem suas próprias teorias sobre a origem e a natureza dos ataques das feras. A irmã dela, Silência, foi a vítima mais recente. O livro é narrado alternadamente pelos dois, Arcanjo e Mariamar, sempre em primeira pessoa. Ao longo das páginas, o leitor fica sabendo que eles já tiveram um primeiro encontro muitos anos atrás, quando Mariamar era adolescente e o caçador visitou a aldeia.


Minha Opinião

É a primeira vez que tenho contato com a literatura escrita por Mia Couto, autor moçambicano que figura no cenário da literatura atual! Esta leitura foi motivada por uma daquelas situações na qual o livro nos escolhe e não o contrário.
A história narrada em A Confissão da leoa relata a aldeia de Kulumani em Moçabique, palco de ataques cada vez mais freqüentes de leões aos habitantes do local. Com o aumento dos ataques das feras, o governo convoca um caçador, o Arcanjo Baleeiro, renomado e vindo de uma família de conceituados caçadores, o tal é encaminhado para dar cabo dos leões.
Na pequena aldeia a família de Silência, a última vítima dos leões, sofre com a sua perda, porém, com a chegada do caçador, um fato novo é acrescido à história, Baleeiro já esteve na vila, e os pais de Mariamar, a única filha viva do casal, temem que ele tenha vindo buscá-la.
 "Pode-se enterrar uma filha, sim. Ela já o fizera antes. Mas não se regressa nunca dessa despedida. Ninguém pede mais a atenção de uma mão que um filho morto.” (p. 15)
 A Confissão da leoa é narrada em primeira pessoa do ponto de vista dos dois personagens principais do livro,Arcanjo Baleeiro e Mariamar, o que nos permite observar os pensamentos de cada um, bem como a sua vivência anterior e a bagagem que trazem para o momento atual. A narrativa proposta por Mia Couto nos permite saber um pouco mais sobre a família do caçador, sobre suas paixões, seus medos e seus anseios, na mesma medida que podemos perceber as impressões de Mariamar e principalmente o fato de ela acreditar ter um pacto com uma leoa.
Na expedição que leva o caçador até Kulumani, vai um escritor, Gustavo Regalo que é a personificação do próprio autor Mia Couto, que no ano de 2008 visitou uma região da áfrica que sofria com ataques de leões o que o motivou a escrever este livro que traz o contraponto quase perfeito entre mito e do fato.
Muitos temas são trazidos à tona durante a história, política, fé, religião abuso sexual e o papel da mulher naquela sociedade em específico chamam a nossa atenção para fatos que não estão acontecendo em um tempo e espaço tão distantes do nosso, alguns trechos narrados são incrivelmente cruéis, mas não são a regra, na maior parte do tempo a narrativa nos traz muitas descobertas e de certa forma esperança.
“Pela primeira vez me confrontava com um leão. E ali, caligrafia no papel,a  fera se ajoelhava a meus pés. - Cuidado, minha neta. Escrever é perigosa vaidade. Dá medo aos outros…” (p. 88)
 A experiência de ter contato com Mia Couto através desta obra foi incrivelmente enriquecedora, a narrativa dele flui e ele consegue de uma forma brilhante dar o equilíbrio entre o que é fato e o que é místico. A diagramação da Companhia das Letras como sempre espetacular! A capa é linda e reflete o cenário perfeito do que o livro traz.
Boa leitura e por favor, leiam Mia Couto!!!


3 comentários:

  1. Reee, a história parece ser bem legal mesmo, mas não atrapalha a leitura o portugues moçambicano?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não atrapalha não Lyn, é bem parecido, não chega a atrapalhar não!

    ResponderExcluir
  3. Amo o Mia Couto! Andava lendo umas resenhas desfavoráveis a esse livro, mas agora com a sua, fiquei com vontade de matar a curiosidade. Só vou esperar baixar o preço na Estante Virtual pq tá caro :S
    Beijo
    Tati

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger