quarta-feira, junho 5

12 |Resenha| O Cavaleiro Fantasma - Conelia Funke

Olá leitores e leitoras!

A Resenha de hoje é do livro O Cavaleiro Fantasma da Cornelia Funke, esta resenha foi publicada originalmente por mim no site Entrando Numa Fria! Confiram a resenha saiba sobre este infanto juvenil excelente!



O Cavaleiro Fantasma
Cornelia Funke

Nome Original: Geister RitterTradução: Laura Rivas Gagliardi
ISBN: 9788565765107
Páginas: 170
Editora: Seguinte
Ano: 2013



Jon Withcroft não estava nada feliz. E quem gostaria de ser mandado para um internato bem quando a mãe tinha arranjado um namorado novo? Pois, quando chegou em Salisbury, o garoto só pensava nos acidentes que o Barba (apelido “carinhoso” pelo qual Jon se refere ao seu grande rival) poderia estar sofrendo e no que seria escrito na lápide dele caso algum escorregão fosse fatal.Até que… na sexta noite em Salisbury, Jon descobre um novo motivo para querer voltar correndo para casa: ele passa a ser perseguido por um bando de fantasmas, que desejava nada mais nada menos que a sua morte.Mas em vez de pedir ajuda para a mãe, Jon recorre a um outro protetor: sir William Longspee, um cavaleiro fantasma que está enterrado na catedral da cidade e que jurou, antes de ser assassinado, estar sempre ao lado dos fracos e inocentes. Ao lado de Jon e de sua amiga Ella, sir William percorre cemitérios e duela contra zumbis, lutando não só para ajudar as crianças como também para cumprir seu próprio destino. Mas, para saber qual seria esse grande mistério que ronda nosso nobre cavaleiro fantasma, só lendo a história toda.



Minha Opinião

Jon Whitcroft é um garotinho de 11 anos que foi mandado pela mãe para o internato. Seria motivo de orgulho se ele não tivesse praticamente sido expulso de casa, por sua mãe que não agüentava mais as coisas que Jon aprontava por puro ciúme de Barba, o namorado dela.
Mas as coisas ficariam muito pior em Salisbury, Jon não imagina que lá seria perseguido por fantasmashorripilantes e que tiraram o seu sono desde a primeira noite. Eis que ele conhece Ella, uma garotinha, neta de uma senhora peculiar, Zelda, que cria sapos, muitos sapos, e faz passeios turísticos pelas igrejas locias, mas não são passeios comuns, são visitas guiadas sobre fantasmas. E é através de Ella que Jon tem conhecimento  deSir William Longspee, a quem é atribuída alcunha de cuidar dos fracos e indefesos.
 ”Mas, se eu me esforçar, surgem algumas imagens imprecisas: o portão do casarão velho onde os alunos do internato ficavam alojados (“Construído em 1565, Jon!” “Imagina, Edward, foi em 1594, e o prédio anexo onde ele vai dormir é de 1920″), corredores estreitos, quartos com um cheiro estranho, vozes estranhas, rostos estranhos, comida com tanto gosto de saudade de casa que eu mal conseguir engolir…” (p.13)
Os acontecimentos vêm como uma enxurrada que trás tudo o que tem pra acontecer sem arrodeio. A narrativa da Cornelia  é simplesmente reta, limpa e envolvente! Apesar de ser um livro rápido, com poucas páginas, os personagens são muito bem construídos e faz a gente se apegar a eles, temer juntos e rir bastante. Vi meu filho, que completa 11 anos agora, no personagem de Jon, o ciúme da mãe (coisa da idade), as peraltices, os medos. Jon tem dois colegas de quarto que são muito legais.
É um infanto-juvenil de ótima qualidade, e certamente vai mexer com a criançada, quando o livro terminou, eu fiquei órfão de Jon, Ella e Zelda, a rainha dos sapos. Todo o cenário do livro é real, as catedrais, o internato os personagens fantasmagóricos também existiram e inclusive, segundo a autora, alguns personagens “vivos” são inspirados em pessoas que ela conhece. A história é contada por Jon, como se estivesse contando um caso passado muito tempo atrás, sabe o tio mais velho que conta história de terror pra assustar os sobrinhos mais novos? Muito bom!
“‘O que você vê nos cavaleiros, Jon?”, minha mãe costumava me perguntar quando eu era criança e, dos cinco aos nove anos, não aceitava usar nenhuma outra fantasia no Halloween. Pois é, o que? Talvez eles nos fazem acreditar que é possível acabar com o mal do mundo com uma armadura e uma espada.” (p.116)
Eu amei a história que tem começo, meio e fim muito bem amarrados. É o primeiro livro da autora que eu leio, já passei o livro para o meu sobrinho e o livro tem a fórmula pra encantar a criançada, rápida, sem firulas e fala de coisas que nessa fase, eles entendem muito bem, peraltices, mistérios, amizade e até paquera. Muito bom!

12 comentários:

  1. Esse livro parece ter um enredo bem agradável e envolvente.
    Achei interessante a autora colocar um fantasma como herói e fiquei curiosa para conhecer as aventuras de Jon, Ella e Zelda.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem legal, eu que não sou criança, adorei!

      Excluir
  2. Oie amiga..
    Gostei da sua opinião sobre o livro na resenha...
    Ele tem ilustração?
    Sempre procuro livros mais infantis pra Pablinho, ele adora!
    Nao pensei q fosse um livro desse estilo pela capa!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, é uma história bem legal, com aventuras que toda criança fantasia, eu gostei bastante!

      Excluir
  3. Oi
    Eu recebi o livreto da editora e li o primeiro capitulo e gostei bastante, esta é a primeira resenha que leio sobre este livro e agora quero le-lo mais ainda.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro.
    Da autora eu já li o livro Coração de tinta e gostei bastante da forma que ela escreve. Não sei se esse segue o mesmo padrão, mas como vc relatou, acredito que realmente é uma leitura que agrada.
    Fiquei curiosa com a leitura.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é muito linda. Tenho vontade de lê-lo desde que vi o lançamento. Apesar de ser um livro juvenil acho super válido para qualquer idade.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo infanto-juvenil, me interessei bastante pela obra. Não tenho me decepcionado em nada nos livros publicados pela Seguinte, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa do livro muito legal, considerando que ele é um livro novo, e a capa faz parecer que é velho haha.. Adoro histórias de fantasmas quando elas são cômicas, pois tenho medo de assombração hahaha, mas o livro parece mesmo ser encantador!
    Beijos Re

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro infantojuvenil que eu desejo. Rssrrs... Já me apaixonei pela capa que é muito linda.
    Poucas páginas é o sonho de qualquer jovem. Fora que ter uma trama boa no meio estimula e muito a leitura pq eles começam com livros finos e logo já estarm lendo livros longos e de história complexa (como As Crônicas de Gelo e Fogo ou Crepúsculo).
    Estou 90% fascinado por esse livro. Há ataques de zumbis no enredo? Fiquei apaixonado. Rsrsrsr...
    Parabéns pela resenha Renata-chan. Ela está muito boa. Continue fazendo resenhas espetaculares. Nós, leitores, agradecemos, bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não fiquei com muita vontade de ler esse livro, apesar de achar muito bom.
    É...desses que só vejo resenha e passo, não fiquei querendo ler.
    Pelo menos é bem feito, talvez um dia eu leia.

    ResponderExcluir
  10. Acho essa capa tão fofinha >< Fico sempre desejando esse livro pela capa KKK Mas enfim, acho que deve ser uma boa leitura. Você gostou bastante, então sei que gostarei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger