quinta-feira, fevereiro 21

3 Falácias #11 Os Clássicos e como a gente fala deles!

Olá gente!

Como você podem ver pelo tema do post, quero falar com vocês hoje sobre os clássicos e forma como as pessoas em geral se referem e eles! Deixo claro que não sou especialista em clássicos, nem  li muitos, não por falta de vontade ou por gosto, mas por falta de oportunidade mesmo! Mas jé estou corrigindo isso! Gosto bastante, e acho que sim que os clássicos devem ser lidos!




Ontem á noite eu estava vendo um vídeo no You Tube de uma moça que acompanho, ela fala sobre os livros que havia lido, entre eles um clássico! O que me chamou a atenção, é a expressão que ela usou para definir a leitura:

- Eu li um clássico, mas era muito bom!

Tenho um pouco de birra com essas expressões, para mim soam como as frases preconceituosas abaixo:

- Olha que negro lindo!
- Aquela mulher até que dirige bem!
- É surdo, mas é tão lindo!
- Você é gorda, mas é linda de rosto!

Perceberam o tom de preconceito nas frases? São coisas corriqueiras que muitas vezes a gente usa sem nos  darmos conta do que está falando ! Você gostou do livro, indica, mas, ele é um clássico! Isso quer dizer que os clássicos em geral são ruins? Ou como se fosse algum tipo de doença contagiosa do tipo, leia, mas cuidado, ele é um clássico! Nossa!

Assim como nas frases que eu citei como exemplo, como se um negro não pudesse ser bonito, ou todas as mulheres tivessem problemas com a direção, ou como se uma pessoa surda não pudesse ser bonito ou inteligente, e o rosto salvasse a pessoa gorda do purgatório, esta não foi a primeira vez que ouvi alguma expressão desse tipo sobre os livros clássicos! Fico de fato indignada quando ouço expressões desse tipo, penso que não nos custa um pouco mais de cuidado principalmente quando generalizamos sobre determinado assunto e quando isso está sendo veiculado para várias pessoas! 

Gostar ou não dos clássicos é um direto que nos cabe, vale a pena cuidar para não influenciar negativamente alguém que por ventura poderia vir a gostar do clássico se não fosse a conotação negativa que por vezes lhes são dadas!

E vocês, o que pensam sobre o assunto?







3 comentários:

  1. Eu odeio isso. As pessoas não sabem usar as palavras direito. Eu nunca li muitos clássicos, más eu ainda vou ler vários. Tenho só 15 anos.
    Você tem um bom ouvido pra ter prestado bem atenção no "más" e perceber o que ela queria passar '-'
    http://the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho isso completamente sem noção!!!!
    Eu nao li nenhum classicos ainda , mas foi por falta de oportunidade msm e acho super bacana!!
    Pra mim, seria ate uma forma de elogio, pq se o livro esta a tanto tempo no "mercado" algo d bom ele tem!!!
    Sempre que uso essa palavra ... "Caramba, é um classico isso".. sempre falo como algo positivo e bom.. sabe...
    Nada a ver esse povo preconceituoso!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que os classicos deveriam ser mais 'lembrados' e aceitos pelas pessoas, o povo reclama reclama dos livro mas aposto que só leram um resumo e começaram a criticar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger