quarta-feira, maio 22

1 |Resenha| O Sol é Para Todos - Harper Lee

Olá!

A resenha de hoje é do livro O Sol é Para Todos da Harper Lee, e faz parte do Desafio Literário 2013 para o mês de Maio cujo tema é Livros Citados em Filmes! Como eu já tinha lido muitas coisas boas a respeito deste livros, ele foi o meu escolhido para a mês! Acompanhem a resenha e saibam o que eu achei!

O Sol é Para Todos
Harper Lee

ISBN: 2468109753
Páginas:317
Editora: Círculo do Livro
Ano: 1960
Tradução: Maria Aparecida Moraes Rego


Um dos romances mais adorados de todos os tempos, O sol é para todosconta a história de duas crianças no árido terreno sulista norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb – símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Finch, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Mas não é só nessa acusação e no julgamento de Robinson que os irmãos percebem o racismo do pequeno município do Alabama onde moram. Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam. Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúrnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas idéias e perspectivas. O sol é para todos é o único livro de Harper Lee. Sucesso instantâneo de vendas nos EUA, que se tornou um grande best-seller mundial. Recebeu muitos prêmios desde sua publicação, em 1960, entre eles, o Pulitzer. Traduzido em 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e, em 1962, foi levado às telas com Gregory Peck - ganhador do Oscar por sua interpretação de Atticus Finch - Brock Peters, Robert Duvall e outros. O Librarian Journal dos EUA deu sua maior honraria à história elegendo-a o melhor romance do século XX. Em 2006, uma pesquisa na Inglaterra colocou O sol é para todos no primeiro lugar da lista de livros mais importantes, seguido da Bíblia e de O senhor dos anéis, de J. R. R. Tokien. Também entrou para a lista da Time Magazine dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos. 


Minha Opinião

Jem e Scout Finch são filhos de Atticus Finch, um advogado do sul norte-americano da década de 30 período da Grande depressão, que foi designado para defender um negro da acusação de estupro! Um caso nada fácil e que vai de encontro aos princípios de qualquer outro branco, mas não de Atticus!

A infância dessas crianças, Jem Scout e Dill, um amigo da vizinhança que sempre vai passar as férias em Maycomb, e povoada pelo mistério que envolve a família Radley e um de seus filhos, Boo Radley! A família todos possui hábitos muito estranhos e Boo nunca é visto do lado de fora da casa, as crianças tentam descobrir se ele ainda é vivo e isso vai render algumas boas aventuras!

Porém essa não é a única vertente contada nesse lindo clássico, Scout que é a nossa narradora, uma menina sensível, inteligente e muito sagaz, nos conta um pouco da questão social da época, de como os nomes das famílias estavam impregnados por seus comportamentos, assim, uma família seria sempre conhecida por que roubava, outra porque seus membros não gostavam de trabalhar e assim por diante, cada família com seu estigma, que os membros carregariam mesmo se fossem diferentes! A sociedade julga a parte pelo todo, era assim que acontecia!

Scout, a nossa adorável narradora, não é como as outras garotas, além de não usar os tradicionais vestidos cheios de fru-fru, ela adora brincar com os meninos, sua personalidade forte da um toque especial à narrativa que é tão simples quanto pode ser uma história contada por uma criança, acrescentada aí, a força e determinação que aprendeu com o pai que a ensinou a ler antes mesmo que ela fosse para a escola! É fácil esquecer que é uma criança que está narrando a história e notável o tato da autora ao tratar fatos tão intensos de tal ponto de vista, o terreno no qual ela andou, era perigoso, mas ela praticamente flutuou sobre as ameaças! Perfeita!

O Sol é Para Todos, que foi citado no filme “As Vantagens de ser Invisível”, fala sobre a condição humana e principalmente sobre a condição do negro na sociedade daquela época, com pinceladas importantes sobre outras minorias como as mulheres e os pobres. Apesar do texto ser de fácil leitura, não espere que a autora vá colocar tudo de bandeja, algumas conclusões ela deixa a cargo do leitor, de forma que deixa margem à várias interpretações de um mesmo fato, ela joga a bomba e fala pra o leitor: - “Ta aí, decide o que você acha melhor!” Ou então: - “Eu quero saber o que você pensa a respeito disso!” E mais uma vez Haper Lee se mostra genial!

Em determinado ponto da narrativa, aparece certo pássaro, o mockingbird, que está no título original da obra, qual seja “To kill a mockingbird”, que tem como característica ser um pássaro copiador, ele repete o canto de outros pássaros entre outros sons, é o mesmo pássaro que aparece em Jogos Vorazes, é uma simbologia linda e muito sutil a relação existente entre o pássaro e todo o resto da história!

Eu teria um zilhão de coisas a mais pra falar sobre este livro e a importância dele, mas vou me ater a dizer que eu amei e que o livro é sensível, forte, inocente no que tange à narrativa e cruel no que diz respeito aos acontecimentos narrados. Mas uma vez repito, é genial, é profundo, emocionante e encantador. Carrego um pouquinho dessa história comigo e não sou mais a mesma depois de tê-lo lido!

1 comentários:

  1. Oi Renata
    Estou doida para ler este livro (e agora mais ainda!), pena que ainda nao o encontrei por aqui...
    Tbe participo do desafio e li a minha segunda opção, Persuasão.
    Adorei seu post.
    Bjks e um otimo feriado

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/2013/05/persuasao-desafio-literario-2013.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger