terça-feira, julho 2

13 |Resultado| Resenha + Promoção: Em Busca de Um Final Feliz - Katherine Boo

Olá gente!

A resenha de hoje vem premiada! Leia até o final de participe, é rápido e fácil!



Em Busca de Um Final Feliz
Katherine Boo

ISBN: 9788581630328
Páginas:287
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Tradução: Maria Angela Amorim De Paschoal
Título Original:Behind beautiful forevers

Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição). O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.


Minha Opinião

Para entender um pouco mais sobre a história deste livro, vamos conhecer um pouco autora! Em termos gerais Katherine Boo já trabalhou com repórter e jornalista, já teve várias de suas reportagens sobre questões sociais do EUA premiadas e este é o seu primeiro livro! Ela é casada com um indiano, Sunil e desta sua relação tão próxima com a índia surgiu a necessidade de relatar tudo o que viu das favelas de Mumbai! Ela viveu em Annawadi, a favela que fica próximo ao Aeroporto Internacional de Mumbai, por três anos e lá, recolheu as histórias que estão no livro!

Em Busca de um Final feliz é um relato verídico dos fatos que a autora viu durante os três anos que lá viveu! Aqui ela nos conta a histórias de várias pessoas que moram em Annawaddi entre elas Abdul, empresário do ramo do lixo, o mais comum na favela, que fala pouco, não acredita no amor, mas que trabalha com todo afinco para ver a sua família em uma situação melhor! Porém Abdul é acusado de atear fogo em Fátima, mais conhecida pela vizinhança como Perna Só, leva esse apelido pelos motivos óbvios, mulher encrenqueira, que faz programas para poder manter o sustento do seu marido! Inconformada com a prosperidade da família de Abdul ela o acusa queimá-la viva!

“Uma vida decente era aquela em que o trem não o atropelava, onde você não ofendia o senhorio da favela e a malária não te pegava. Apesar de ele recriminar-se por não ser mais inteligente, acreditava ter uma qualidade quase tão valiosa para as circunstâncias nas quais vivia. Ele era chaukanna, alerta.” (p.24)

Os fatos a seguir, se desenrolam em volta deste fato principal, e as vidas de outros personagens nos são apresentadas, como a do menino Sunil, que cata lixo para poder se alimentar melhor e um dia ser grande e rico! Também conhecemos Manju, uma jovem professora filha de Asha que ao contrário de sua mãe sonha com uma vida digna e longe do trabalho pesado que Annawadi oferece, mas de forma honesta, descente!

A costura de todas essas histórias contadas por Katherine é feita com a linha da corrupção, pobreza e miséria, nada se consegue na pequena favela se não for à custa do suborno! As condições de vida relatadas são degradantes e subumanas, e mesmo tendo consciência de que tudo aquilo que foi narrado pela autora acontece aqui tão perto da gente, seria ingênuo dizer que a gente não vê isso aqui perto, o que mais tem no Brasil é corrupção e pobreza, mas, isso toma outra dimensão sob a narrativa de quem está lá dentro, de quem vive aquela miséria! O nome do livro é o foco pessoal de todas aquelas pessoas, a esperança de que o governo olhe com olhos de justiça para elas, o desejo de sair de dentro da lama, do meio do lixo e dos ratos, a vontade de comer sem ter que dividir com as moscas, e por mais que eles busquem a impressão que eu tive, e o que o livro me passou é que não, infelizmente não! Algumas daquelas crianças têm como objetivo de vida ser garçom de um dos hotéis que ficam ao lado do aeroporto e conseqüentemente no “quintal” de sua casa ou o contrário porque a maior perspectiva real que elas têm de futuro, é viver catando o lixo dos turistas de Mumbai! A minha indignação foi crescendo conforme eu evoluía na leitura e a tristeza também!

“Pessoalmente ele achava o ritual de lavar-se não apenas sem sentido, mas também ilusório. Ficar limpo para um novo dia, em que algo novo poderia acontecer! Ele achava melhor começar o dia já sabendo que este dia seria tão chato quanto os anteriores. Desta forma, ele não ficaria tão desapontado.” (p.157)

E tal e qual a realidade é, o livro não é só tristeza, alguns momentos nos leva ao riso, mesmo que seja mínimo, mas ele está lá, assim como a perpétua esperança daquelas pessoas! A cultura indiana também é bem presente na história, não podia ser diferente, porém, é abordada sobre outra perspectiva, a perspectiva dos pobres! Em Busca de Um Final Feliz, é um livro forte, real, vocês não vão encontrar ficção neste livro, mas se vocês procuram uma história impactante, um choque de realidade, este é o livro certo!

A Novo Conceito foi muito feliz na escolha da capa deste livro, faz com que a gente tenha uma noção visual daquilo que estaremos lendo! Fica um dica importante, se você não gosta de spoiler, não leia o prefácio antes de terminar o livro! A diagramação é peculiar da Novo Conceito o que facilita a leitura e nos trás muito conforto, mesmo quando a história é tão triste! 


Gostou do livro? Quer ler? Participe da promoção abaixo!

a Rafflecopter giveaway

13 comentários:

  1. Gostei desse livro por ser bem humano e real. Mostra uma realidade difícil e de um modo bem real, parece ser impossível não se apegar à história. Muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga voltiiiiiiii..
    Eu gosto d história triste e tals..
    Meu marido me deu esse livro quando a gente fez 1 mes de casados, mas ate agora nao consgui ler.. tu sabe q eu gosto d romances, né.. ai me desanima quando sei q nao vou encontrar no livro..
    =/
    Vc acha q eu vou gostar? ja q tu me conhece bastante... =/

    D qualquer maneira, tenho q ler, pq se nao, ele vai ficar tristinho, né.. masss...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece ser um livro bem realista mesmo , principalmente por que a autora relata fatos que ela vivenciou, o legal é que um livro assim acaba se tornando uma lição de vida . Não faz muito o meu estilo da leitura mas acho que vou acabar dando uma chance para ele.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu iria dizer que não pegaria esse livro por causa da capa (que não gostei), mas conforme fui lendo a sua resenha, Renata-chan, vi que as hsitórias são reais e não dá para eu não me interessar e nem julgar. Quero muito ler esse livro e vou tentar participar da promo dele.
    Gostei bastante da sua resenha Renata-chan. Ela é diferente das outras que eu leio. Adorei a sua escrita e a forma como vc indica o livro.
    Quero ler mais resenhas suas futuras. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece que o livro é no minimo bem interessante e é também capaz de nos transmitir esperança. Fico imaginando como são essas histórias e como é realmente ver de pertinho a vida dessas pessoas. A Índia por si só já não parece ser um país muito tranquilo de se viver, imagino como é viver numa favela em um país assim.
    E acho que essa sua frase final também diz tudo... "Sonhar é fundamental - ainda que nem sempre suficiente."

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. Essa parece ser uma leitura bem forte e emocionante. Eu não estou conseguir ler esse tipo de livro no momento, acabo sempre abandonando, mas quem sabe no futuro eu não mude de ideia.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa me cativou tanto, é uma história tão humana e emocionante, eu adoro ler livros realistas e sair um pouco da "fantasia", precisamos ver o mundo como ele realmente é. Adorei sua resenha e vou participar da promoção, quem sabe eu não ganhe.

    ResponderExcluir
  8. Quando vi a capa nem dei bola pro livro, mas após ler a resenha, acredito que, assim como A cidade do sol, esse livro seria uma grata surpresa. É sempre bom termos esse choque de realidade para tentarmos crescer como pessoas. Fiquei bem interessada na leitura dele!
    Beijos Re

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do tema do livro as vezes é bom ler um pouco da realidade do mundo em que vivemos nós fazem abrir os olhos para a realidade que nós certa, gostei muito da resenha e quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro mas ainda não o li. Criando coragem na verdade, pois sei que é um tema bem complexo, delicado e tudo mais. Uma leitura "pesada". Mas lerei em breve, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Raquel. Quando terminar de ler, e tiver um blog, manda o link aqui p/ a gente ver as suas impressões do livro.
    Pena que eu não ganhei pq to lendo um livro meio parecido chamado Cruzando o Caminho do Sol também da diva NC ( to amando, de verdade, essa editora) *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger